
No dia 11 de agosto é comemorado o dia da criação dos cursos jurídicos e também do ADVOGADO.
Como vem ocorrendo todos os anos, no referido dia, o Poder Judiciário suspende a contagem dos prazos processuais e o mundo jurídico tem a oportunidade de parabenizar todos aqueles que elegeram a ADVOCACIA como sua verdadeira profissão.
É exatamente no referido contexto que surge a indagação: TEMOS ALGO A COMEMORAR?
No ano de 1999, após 5 anos cursando direito, fui submetido ao Exame de Ordem e obtive a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte.
De lá para cá, aprendi muito e continuo em busca de aprender sobre o que representa ser um ADVOGADO.
Incertezas, insegurança financeira, decepções, vitórias, derrotas, crescimento pessoal, amadurecimento, conquistas, criatividade, dentre outras, são algumas das palavras que servem para resumir esses 23 anos de militância na ADVOCACIA.
Ao realizar um rápido balanço do período, afirmo com certa tranquilidade que tenho muito a comemorar.
final, atualmente, a advocacia está muito mais forte, o papel desempenhado pelos advogados na vida das pessoas e das empresas tem bem mais significado, a presença do advogado no funcionamento da justiça tem clara relevância, o mercado tem demandado cada vez mais os serviços dos advogados, enfim, é bem mais nítida a indispensabilidade do ADVOGADO.
Entretanto, acredito que o grande alerta a ser feito é que profissional da advocacia de hoje tem perdido algumas atribuições do passado e, em paralelo, adquirido diversas outras que sequer foram e ainda não são debatidas nos bancos das universidades.
Não se tem dúvidas de que o advogado de hoje precisa ter conhecimentos que atinjam diversas áreas:
Gestão, financeira, comercial, marketing, publicidade, vendas, oratória, engenharia, estatística, arquitetura, economia, contabilidade, saúde, psicologia, corretagem…
Ou seja, o papel a ser desempenhado pelo advogado tem exigido muito mais conhecimento e preparação.
Eis o grande desafio da ADVOCACIA e, por consequência, dos ADVOGADOS.
Parabéns a todos os advogados, os grandes responsáveis pelo primeiro passo em busca da justiça.
*Figura: https://www.macdata.net.br/category/blog/page/7/