Acordo proposto, que ainda requer a aprovação de um juiz, foi indicado em documentos judiciais apresentados na segunda-feira em San Jose, Califórnia

A Apple concordou em pagar US$ 50 milhões para resolver uma ação coletiva de clientes que dizem ter experimentado falhas relacionadas aos chamados teclados “borboleta” incluídos há anos em certos laptops MacBook.

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O acordo proposto, que ainda requer a aprovação de um juiz, foi indicado em documentos judiciais apresentados na segunda-feira em San Jose, Califórnia.

Os teclados muito criticados foram inicialmente destinados a ajudar a diminuir os laptops e incluídos nos MacBooks lançados de 2015 a 2019.

Ao contrário da maioria dos teclados de laptop que usam um “mecanismo de tesoura” – dois interruptores de intertravamento que clicam juntos quando a tecla é pressionada – o método borboleta da Apple tem interruptores espelhados que se expandem como asas.

Mas esse elemento de design acabou tornando os teclados propensos a reter poeira e detritos. Os clientes reclamam há muito tempo sobre a aparente falha dos teclados e suas teclas pegajosas ou facilmente quebradas.

Uma coluna do Wall Street Journal intencionalmente cheia de erros de digitação em 2019 criticou as falhas dos teclados, e um influente blogueiro de tecnologia chamou os teclados de “piores produtos da história da Apple” naquele mesmo ano.

Sob o acordo proposto, os clientes que tiveram que substituir vários teclados podem esperar pagamentos de até US$ 395 e aqueles que tiveram um único teclado substituído podem esperar cerca de US$ 125, de acordo com o documento. Os clientes que obtiveram substituições de tampas de chave podem esperar um pagamento de US$ 50.

A Apple não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN Business na terça-feira. Como parte do acordo, a Apple negou qualquer irregularidade e negou que qualquer MacBook esteja com defeito.

FONTE: CNN Brasil | FOTO: Getty Images