
Entidade notificou rede de fast food por campanha publicitária do Whopper Costela
Notificado nesta segunda (2) pelo Procon-SP, o Burger King pode ter que pagar multa de até R$ 11,6 milhões se ficar comprovado que houve indução do consumidor a erro na publicidade do Whopper Costela, que leva apenas aroma de costela.
“O Procon-SP tem olhado com preocupação a publicidade de produtos alimentícios que destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição daquele produto ou que não tem o ingrediente na sua composição principal. Nesse caso específico do Burger King, o consumidor compra o sanduíche acreditando que irá ingerir a carne da costela, ou seja, o consumidor é levado a erro”, afirma Guilherme Farid, diretor-executivo do Procon-SP.
Segundo o Procon-SP, a rede de fast food deverá apresentar a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo. O prazo termina no dia 6 de maio.
O órgão de defesa do consumidor também pede que o Burger King apresente os gabaritos das embalagens utilizadas no delivery, cópia dos materiais publicitários divulgados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros.
Em nota, o Burger King confirmou que foi notificado pelo órgão de defesa do consumidor e irá prestar os esclarecimentos solicitados.
A rede vai mudar o nome do sanduíche, que passará a se chamar Whopper Paleta Suína.
A empresa afirma que a receita será mantida, feita de “100% carne de paleta suína com aroma de costela, sem qualquer ingrediente artificial”.
O Senado aprovou nesta terça-feira (3) requerimento que prevê a realização de uma audiência com representantes do McDonald’s e Burger King para explicarem os casos de propaganda enganosa com seus sanduíches. A audiência deverá ser realizada na quinta-feira (12).
FONTE: Folha Online | FOTO: Divulgação