Medida valerá para disputas como Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil e está em documento divulgado nesta sexta-feira (21)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (21) que vai exigir que os jogadores inscritos nas competições nacionais da temporada de 2022 apresentem comprovante de vacinação.

Leia também: Homens estão criando namoradas virtuais para abusar delas verbalmente

Caso um atleta ou membro da comissão técnica de um dos clubes não apresente o certificado da vacina, será impedido de participar das partidas deste ano, até que regularizem a pendência.

A informação consta no “Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022”, divulgado também nesta sexta-feira pela entidade.

“É obrigatório ao indivíduo a apresentação do comprovante de vacinação plena para a Comissão Médica Especial da CBF”, diz trecho do guia.

A publicação reforça ainda que”o certificado de vacinação plena para a Covid-19 é obrigatório para todos os atletas e membros da comissão técnica, sem o qual não haverá a elegibilidade para a inscrição em súmula nas partidas da temporada 2022″.

Para a entidade, a vacinação será considerada “plena” a partir do período de 14 dias depois da aplicação da segunda dose, ou da dose única. A CBF também continuará exigindo a apresentação dos testes de Covid-19.

Os testes que serão permitidos nesta temporada serão os de “pesquisa de antígenos”, feito através da coleta por swab de material nasofaringe e orofaringe, e o RT-PCR, que continuará sendo o exame principal.

No caso de atletas ou membros de comissões técnicas que testem positivo para a doença, o período de isolamento será de 10 dias, a contar a partir da coleta da amostra.

A inscrição na súmula de uma partida somente poderá ser feita a partir do 11º dia. Já para aqueles que não desenvolverem sintomas, será possível fazer novo teste após o sétimo dia.

No banco de reservas será exigida a utilização de máscaras de proteção facial para todos os atletas, que deverão ficar a pelo menos um metro de distância uns dos outros.

A medida também vale para o delegado da partida e para os membros das comissões técnicas.

O endurecimento das medidas ocorre diante da rápida propagação da Ômicron no país, com alguns estados batendo recordes de novos casos no início deste ano.

“A CBF reitera a adoção das medidas preconizadas pelas autoridades de saúde e contribui diretamente para que as atividades ocorram de modo responsável, seguro e ao seu tempo em cada localidade, sabedora do padrão de transmissão não homogêneo em todo o território nacional”, diz outro trecho do documento divulgado pela CBF.

A confederação também recomendou que as federações estaduais exijam o comprovante de vacinação em seus campeonatos.

Duas das principais competições estaduais do país, os campeonatos Carioca e Paulista começam já no próximo dia 26 (quinta-feira).

FONTE: CNN Brasil | FOTO: Divulgação