Avaliação permanece estável após presidente diminuir ataques e ver Mendonça aprovado

A avaliação da mais alta instância do Judiciário brasileiro, o Supremo Tribunal Federal (STF), continua desfavorável aos ministros, que recentemente ganharam a companhia de André Mendonça, primeiro evangélico em mais de seis décadas a desembarcar no colegiado.

De acordo com pesquisa do Datafolha reproduzida pela FOlha Online, apenas 23% dos brasileiros veem como ótimo ou bom o trabalho do STF, enquanto 37% o consideram regular, e 34%, ruim ou péssimo. Em setembro, os índices eram de 25%, 35% e 35%, respectivamente. Ou seja, houve apenas variações dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os dados foram coletados por pesquisa presencial do Datafolha com 3.666 pessoas de 16 anos ou mais, em 191 cidades, entre 13 e 16 de dezembro.

A atual série do Datafolha mostra que desde julho de 2021 a má imagem do tribunal se estabilizou. O STF já esteve em mais alta conta na população. Em maio de 2020, 30% dos brasileiros o viam com bons olhos, patamar superior aos 26% que desabonavam seu desempenho.

Um mês antes, os ministros haviam determinado que governos estaduais e municipais tinham autonomia para determinar regras de isolamento social numa pandemia ainda nova para o mundo.

FONTE: Folha Online | FOTO: EBC