Trabalho apresenta algumas das abordagens de criminosos mais comuns para que as pessoas entendam quais riscos correm na internet
Uma parceria inédita entre o WhatsApp e o Porta dos Fundos quer conscientizar os usuários sobre golpes no app. Em uma série de vídeos, incluindo um especial muito bem-humorado, o trabalho apresenta algumas das abordagens de criminosos mais comuns para que as pessoas entendam quais riscos correm na internet.
A iniciativa se chama “Golpes Manjados” e, como o nome já antecipa, busca mostrar duas das principais estratégias de golpes no “Zap”: o roubo de conta pelo número de confirmação de SMS e o farsantes se passando por amigos e familiares para pedir dinheiro “emprestado”.
Para quem não conhece esses mecanismos, a apresentação do Golpes Manjados funciona bem para apresentar conceitos comuns de proteção pessoal no WhatsApp. O código de segurança enviado pelo SMS, por exemplo, é um recurso de uso exclusivo do próprio usuário — nem mesmo os funcionários do WhatsApp têm acesso a ele. Alguém que se passa por conhecido, autoridade ou loja interessado nessa sequência, certamente quer causar problemas.
O mesmo vale para o pedido de dinheiro emprestado por colegas. Alguma tia enviou mensagem por um número diferente e pediu dinheiro? É bastante provável que seja golpe. Nessas horas, é importantíssimo pedir algum tipo de confirmação de identidade — uma simples “foto de agora” serve, ou também uma ligação telefônica.
FONTE: Canaltech | FOTO: Divulgação/WhatsApp