Por Fernando Amaral

A Bovespa fechou a sexta passada em alta depois de quatro pregões em queda, contudo não conseguiu impedir a forte perda da semana e que zerou os ganhos do mês de novembro. O índice tem a tendência de fechar o quinto mês seguido de prejuízo, refletindo a piora das condições fiscais do Brasil e de indícios que vem uma forte alta dos juros.

Aqui no Brasil, na semana que passou, as ações que mais se valorizaram foram as da Vivo ON +7,55%, após notícia de que o Supremo Tribunal Federal pode reduzir o ICMS do setor em Santa Catarina, o que pode se estender a outros estados. Em seguida, a Suzano ON +4,46%, com o dólar futuro valorizado beneficiando empresas com receitas expostas à moeda; a Localiza ON +4,22%. Por outro lado, as maiores quedas foram Locaweb ON -21,20%, após reportar prejuízos no trimestre; Getnet unit, -17,14%; e Magazine Luiza ON -16,86%.

Em Wall Street, o Dow Jones fechou sexta em queda pelo terceiro pregão seguido e registrou a segunda semana de perdas. Os investidores globais agora aguardam uma possível aceleração do “tapering”, o anúncio sobre o comando do Federal Reserve antes do feriado de Ação de Graças.

O que esperar da semana que se inicia?

Nos EUA, as atas do FOMC, as despesas de consumo pessoal e o anúncio da presidência do Fed terão destaque na semana encurtada com o Dia de Ação de Graças. Os relatórios Flash PMIs de novembro fornecerão uma atualização sobre a saúde de várias economias, incluindo EUA, Japão, Área do Euro, Alemanha e Reino Unido. Os investidores também ficarão de olho nos números do coronavírus à medida que novos bloqueios e restrições forem anunciados na Europa. Seguindo a tendência de fortes indícios de recuperação da atividade econômica nos EUA, estou otimista com sinais emitidos na divulgação de resultados corporativos do 3T2021.

FOTO Principal : Reuters

Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional.

Instagram @professorfernandoamaral