Diariamente, consumimos produtos e serviços: desde aqueles desejados, como um bom jantar em uma sexta-feira a noite, a até o indesejado, no caso do pagamento de tributos, por exemplo. Dentro desse hábito de consumir, digamos assim, muitas vezes não paramos para pensar por que nos agradamos com uma situação consumeira em detrimento de outra. Quais atributos nos levam à satisfação e quais nos conduzem ao patamar de insatisfação? É sobre isso que conversaremos hoje…

Toda venda é emocional e – por consequência – toda compra também. Falamos que o processo de consumo tem caráter emocional e afetivo pois parte de uma relação de envolvimento com a marca, com a pessoa que te vende e com o anseio de quem compra. Produtos e serviços servem – sobretudo – para resolver o problema de alguém: ora, ao contratar um plano de saúde, um usuário não visa o rol de clínicas, médicos e procedimentos, mas sim a segurança de ser atendido em uma situação de necessidade; ao se comprar uma viagem de férias pra Disney, não estamos falando da passagem ou da hospedagem, mas sim da realização de um sonho. Eu poderia citar outros inúmeros exemplos e encorajo o leitor a se questionar sobre: qual produto e/ou serviço você adquiriu que não fosse pra suprir uma necessidade sua?

Sob esta ótica, precisamos pensar quais diferenciais temos em nosso produto e/ou serviço, bem como analisar o seu processo de comercialização. Conheço alguns empresários que – pasmem – não conhecem a solução que seu produto oferece para seu consumidor. Em uma alçada superior, conheço outros tantos empreendedores que não conseguem destacar a vantagem competitiva do seu produto frente ao concorrente, ou não mapearam a jornada de consumo do seu cliente. Se tratam de problema seríssimos que podem levar uma empresa à ruína…

Deixo para vocês uma lição de casa, caros leitores: liste seus produtos e/ou serviços e entenda quais necessidades do mercados eles suprem. Em seguida, elenque os diferenciais competitivos que – porventura – seu produto tem frente à concorrência. Crie planos de ação para otimizar esse diferencial! Está dada a sua missão…