Nos EUA, o relatório de preços ao consumidor de outubro provavelmente mostrará uma aceleração na taxa de inflação para 5,8%, seu nível mais alto desde dezembro de 1990 e bem acima da meta do Federal Reserve de 2%. Ao mesmo tempo, a leitura preliminar do sentimento do consumidor de Michigan para novembro provavelmente mostrará uma ligeira melhora no moral, mesmo com as famílias continuando preocupadas com o aumento da pressão inflacionária. Outras publicações econômicas importantes incluem preços ao produtor, vagas de emprego no JOLT, declaração do orçamento mensal do governo e a leitura final dos estoques no atacado.

Os bancos centrais do México e do Peru decidirão sobre as taxas de juros na quinta-feira. Dados importantes a seguir incluem taxa de inflação e produção industrial do México; e moral empresarial do Brasil, comércio de varejo e preços ao consumidor.

O Ibovespa recuperou perdas da véspera e garantiu um ganho semanal tímido de 1,28% em meio ao cenário local turbulento.  Na semana, o Banco Inter liderou as altas com as ações unit e a preferencial do Banco Inter registraram +30,06% e +26,82%, respectivamente, refletindo a convocação de assembleia que vai definir o plano de reorganização societária e possível listagem nos EUA em 25 de novembro próximo. Em 2º lugar vem Lojas Americanas PN com +25,88%, também refletindo reorganização societária, em 3º GOL PN +20,55%, com redução da pandemia no setor. Já as perdas foram lideradas pela Vale ON -10,47%, Usiminas PNA -9,06%, com queda do preço do minério de ferro, seguida por GPA ON -9,13%, reflexo da divulgação de prejuízo no 3T2021.

Do outro lado do Atlântico, o Reino Unido publicará sua estimativa preliminar do crescimento do PIB no terceiro trimestre, juntamente com o investimento empresarial, a balança comercial, a produção industrial e de construção. A recuperação econômica da Grã-Bretanha provavelmente desacelerou nos três meses até setembro em meio a uma crise de energia sem precedentes e problemas contínuos da cadeia de abastecimento.

Na Europa, as previsões apontam para um segundo mês consecutivo de declínio na produção industrial da zona do euro em setembro e o moral do investidor alemão deve cair pelo quinto mês consecutivo em novembro. Outros dados importantes incluem: comércio exterior da Alemanha e França; Dados do PIB do terceiro trimestre da Rússia e da Polônia; Taxa de desemprego na Suíça; e dados de atividade industrial e desemprego na Turquia.

Na Ásia-Pacífico, a China publicará dados de comércio exterior e inflação de outubro, com os mercados apontando para aumentos sólidos nas exportações e importações, bem como aumentos mais acentuados nos preços ao consumidor e ao produtor. Os indicadores monetários do banco central chinês também serão observados com atenção. Em outros mercados, os principais dados a serem divulgados vem do Japão e incluem saldo de transações em conta corrente, preços ao produtor e Eco Watchers Survey.

Enquanto isso, os investidores na Austrália vão voltar suas atenções para os números do emprego em outubro. ao lado da confiança dos negócios da NAB e da confiança do consumidor Westpac. Do outro lado do Mar da Tasmânia, a Nova Zelândia deve publicar o Business NZ PMI e a inflação mensal de alimentos.

Outros destaques incluem: taxa de inflação e produção industrial na Índia; Taxa de desemprego da Coreia do Sul; Números do PIB e produção industrial do terceiro trimestre da Malásia e das Filipinas. Os bancos centrais da Tailândia e das Filipinas decidirão sobre as taxas de juros.

Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional.

Instagram @professorfernandoamaral