Youtube kids

Se insistirem no erro, criadores de conteúdo infantil podem ser removidos ou bloqueados do Programa de Parcerias do YouTube

O YouTube será mais rígido com canais que se autodenominam infantis, mas que tenham conteúdo de qualidade duvidosa, anunciou a empresa nesta segunda-feira (25). Em busca de oferecer maior proteção para crianças e adolescentes, a plataforma afirma que desmonetizará criadores que publiquem vídeos de malfeitos, que incentivem comportamento agressivo ou perigoso ou que tenham claro e insistente interesse comercial. A informação é do Canaltech.

Não é de hoje que o YouTube tenta passar o pente fino em criadores que se dizem focados no público infantil, mas que buscam apenas explorar essa audiência mais jovem. A primeira vez que um aviso semelhante apareceu foi no app YouTube Kids em agosto, porém, agora, as regras novas começam a valer nas diretrizes gerais da plataforma.

Na época, a mudança foi resultado de uma série de manifestações de entidades de proteção ao consumidor, que acusavam criadores de conteúdo de não deixar claro sua relação com empresas em vídeos relacionados a produtos.

A partir de novembro, as políticas de monetização abraçarão as novas regras e cortarão os ganhos acerca de canais “feitos para crianças” que frequentemente não produz conteúdo, de fato, produzido para os pequenos. Isso inclui, dentre outros, vídeos com proposito claramente comercial e que incentivem o consumo, material que incentiva mal comportamento (como bullying, desonestidade, desrespeito, hábitos alimentares ruins, pegadinhas perigosas e mais) e vídeos que incluam personagens infantis em situações não apropriada para crianças.

De acordo com o comunicado, os vídeos serão avaliados pelo YouTube, seja através do algoritmo do Programa de Parcerias do YouTube ou manualmente, pela equipe de moderação da plataforma. Os conceitos que envolvem conteúdo de “má qualidade” também estão em constante alteração, afirma a companhia.

Se insistirem no erro, criadores de conteúdo infantil podem ser removidos ou bloqueados do Programa de Parcerias do YouTube, o que corta a possibilidade de fazer dinheiro a partir de visualizações e exibição de anúncios. Aqueles que podem estar sujeitos às novas regras receberão um comunicado por e-mail para acompanhar as mudanças com mais atenção.

FONTE: Canaltech | FOTO: Unsplash