
O estudo foi realizado de forma online pela CORPA entre fevereiro e março de 2021
No começo dos anos 2000, era comum que os pais alertassem os filhos a não acreditarem em tudo que eles encontrassem na internet. Aparentemente, o conselho se perdeu com o tempo, já que agora, em 2021, segundo uma pesquisa da Kaspersky em parecia com a empresa de pesquisa Corpa, sete em cada dez internautas brasileiros, entre 20 e 65 anos de idade, recorreram a redes sociais para se informarem durante o último ano.
O estudo “Infodemia e os impactos na vida digital” da Kaspersky, em parceria com a empresa de pesquisa Corpa, foi feito com o objetivo de alertar sobre os potenciais riscos à privacidade, reputação e bem-estar, contidos nas redes sociais, que foram intensificados por conta do aumento da transformação digital ocasionada pela pandemia do covid-19.
O estudo foi realizado de forma online pela CORPA entre fevereiro e março de 2021. A pesquisa foi desenvolvida com usuários de dispositivos móveis de seis países da Amérca Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. No total, foram entrevistadas 2358 pessoas entre 25 e 65 anos de idade.
As redes sociais, embora criadas inicialmente com o objetivo de conectar virtualmente as pessoas, evoluíram para serem usadas como algumas das principais formas de acesso à informação no ambiente digital, a partir tanto de perfis de veículos oficiais quando criadores de conteúdo que compartilham novidades sobre tópicos de interesse dos usuários.
Com esse comportamento, 83% dos brasileiros entrevistados na pesquisa da Kaspersky indicaram estarem cuidando de sua saúde com base em informações compartilhadas em redes sociais, e 88% afirmaram usar as redes sociais para manterem-se informados sobre o funcionamento de serviços (públicos e comerciais) durante a pandemia, tendência que não passou despercebida por fraudadores e cibercriminosos.
O estudo também aponta que as mulheres (72%) têm uma ligeira preferência pelas plataformas em comparação com os homens (70%) no Brasil, e que 71% dos internautas brasileiros, entre 20 e 65 anos de idade, se informaram pelas redes sociais durante os últimos 12 meses.
FONTE: Canaltech | FOTO: Pixabay