
A pesquisa aponta que 1 a cada 3 brasileiros tem medo de compartilhar seus dados
Um estudo da NPS Prism do setor de seguros, feita pela Bain & Company, mostra que 59% dos consumidores ainda não pretendem compartilhar seus dados em troca de ofertas exclusivas, condições diferenciadas e outros benefícios. O Open Insurance tem a primeira fase prevista para começar em 15 de dezembro. A pesquisa aponta que 1 a cada 3 brasileiros tem medo de compartilhar seus dados por receio de receber ligações de telemarketing. A informação é do Convergência Digital.
Quando perguntados sobre as razões pelas quais não possuem interesse em compartilhar seus dados com as empresas, 35% dos brasileiros afirmam não querer que as instituições tenham acesso aos seus dados financeiros; 34% não acham que é um processo seguro; e 33% possuem o receio de receber ligações de telemarketing.
Segundo Luiza Mattos, sócia da Bain & Company, apenas ter um relacionamento de longo prazo com a seguradora não é suficiente para convencer o consumidor a compartilhar os seus dados. “A pesquisa mostrou que apenas 22% dos respondentes consideram este um critério relevante, o que revela que as companhias precisam repensar o tratamento com seus clientes”, diz.
Entre os que aceitam compartilhar seus dados (41%), a reputação da empresa e a transparência sobre como os dados serão utilizados são critérios decisivos. No dia 21 de julho, o Conselho Nacional de Seguros Privado (CNSP) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicaram, respectivamente, a Resolução nº 415 e a Circular nº 635, com as diretrizes que regulam a implementação do open insurance no Brasil. O cronograma da iniciativa prevê três fases. Inicialmente está prevista a abertura de dados não pessoais ou dados públicos com início em 15 de dezembro.
Após isso, até setembro de 2022 está previsto o início do compartilhamento de dados pessoais, incluindo dados cadastrais e de contratos, que dependem inteiramente do consentimento do consumidor. E na última etapa, até dezembro de 2022, será iniciado o compartilhamento de serviços, que também dependem inteiramente do consentimento dos segurados.
O estudo da Bain foi realizado entre os dias 21 de agosto e 10 de setembro, ouviu aproximadamente 3.500 respondentes de todo o Brasil.
FONTE: Convergência Digital | FOTO: Pixabay