
Especialistas em marketing digital e gestão explicam importância da rede social para posicionamento no mercado de trabalho
Por Marline Negreiros, especial para o Portal Juristec
Com quase 800 milhões de usuários, o LinkedIn é atualmente considerado uma das redes sociais mais seguras. A plataforma é ideal para quem deseja estabelecer conexões com o mercado profissional e conseguir emprego. O professor e consultor de gestão, Stéffano Antunes, e o especialista em marketing digital, Beto Canuto, explicaram para o portal Juristec como funciona a rede e qual a melhor forma de destacar uma marca profissional e pessoal com esta ferramenta.
Stéffano Antunes afirma que o LinkedIn é uma excelente ferramenta de recrutamento para as empresas. “A gente geralmente utiliza para buscar profissionais chaves para ocupar posições. O LinkedIn é a rede social do meio profissional, é riquíssima e ainda pouco explorada aqui na nossa região”, esclarece.
O consultor em gestão coloca que as empresas levam em consideração aspectos que são específicos para ocupação do cargo. Stéffano também ressalta que para tornar um perfil eficiente e relevante no Linkedin é preciso gerar relevância, manter a rede atualizada, interagir com outros perfis e gerar conteúdos relevantes.
Especialista em marketing digital, Beto Canuto reforça que para ter relevância em qualquer rede social e destacar uma marca pessoal é necessário compreender que impressão a pessoa quer deixar para o mundo, “A marca pessoal é composta por estratégias. Para que eu consiga trazer para o primeiro plano meus pontos fortes, eu preciso entender quem eu sou, quais são meus pontos fortes, e quais as minhas fragilidades”, ressalta.
Como o LinkedIn é mais voltado para o ambiente corporativo, os especialistas destacam que é importante desenvolver um perfil objetivo. “É um espaço objetivo onde é importante reforçar ainda mais a estratégia de como o profissional deseja ser visto. Acredito que não é uma ferramenta que se deve levar a vida pessoal, como fazemos no Instagram”, explica Canuto.
Por fim, o especialista em marketing digital ressalta que é muito importante construir um perfil e não ficar de fora das redes sociais. “Atualmente as empresas procuram não só bons profissionais tecnicamente, mas sim os que saibam trabalhar em equipe, em colaboração e precisamos mostrar para o mercado nossa capacidade de transformação”, ressalta Beto Canuto.
*Beto Canuto e Stéffano Antuno são especialistas e colaboradores do Portal Juristec