Vivemos uma era da transformação, das mudanças. O que era certeza, se torna efêmero. O que era sólido, se torna volátil. Paradigmas são quebrados dia após dia. A tecnologia cresce exponencialmente e os impactos desse novo cenário que parece ser caótico requer habilidades novas a cada dia. Aprender a reaprender virou o termo da moda. Sob este prisma, muitos profissionais se perguntam sobre quais competências serão demandas das equipes nesse mercado 4.0. Vamos conversar sobre isso?
Primeiramente, compreender que as mudanças são e se tornarão cada vez mais velozes é crucial para desenharmos com clareza esse mapa de competências. Segundo (e não menos importante) é o entendimento de que um profissional holisticamente competente possui um rol de habilidades, comportamentais e técnicas, e se reinventa a cada dia. Definimos como competências comportamentais as “soft skills” ou habilidades subjetivas/atitudinais. Como a própria conceituação já nos remete, as competências comportamentais são habilidades voltadas para relacionamento, comunicação e interações humanas. No mercado 4.0, habilidades como INOVAÇÃO, CRIATIVIVIDADE, FLEXIBLIDADE E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL POSITIVO são cruciais para lidarmos com incertezas e ambiguidades inerentes ao momento que vivemos.
Porém, nem só de habilidades comportamentais vive um bom profissional, concorda? As “Hard Skills”, como assim também são nomeadas, são habilidades tangíveis e tecnicamente priorizadas, além de quantificáveis. Estas, por sua vez, são adquiridas e lapidadas em cursos, livros e até mesmo na execução diária de atividades. Para o mercado 4.0, toda habilidade que envolve atingimento de resultado é enormemente bem-vinda como: ELABORAÇÃO DE PROJETOS, PROGRAMAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES.
Agora que já elencamos nosso top 5 de competências cruciais para o mercado 4.0, fica a reflexão: o quanto você – amigo leitor – está se aproximando ou se distanciando de habilidades que garantirão seu sucesso em um mercado tão completo?