Nunca se falou tanto em Liderança no Brasil como nos últimos tempos. Talvez, em virtude de uma polarização política acentuada, que vem colocando dois líderes e opositores em lugares distintos no campo de batalha, as aplicações conceituais do que vem a ser Liderança estão sendo cada vez mais enxergadas por uma parcela de população que não as viam.
Existem inúmeros conceitos de Liderança, sendo em sua maioria definições voltadas para direcionamento estratégico pautado em habilidades de guiar. Gosto muito da definição do Mestre Vicente Falconi, que define Liderança como sendo a capacidade de bater meta consistentemente e com o time. Para Falconi, líder que não bate meta não é líder, afinal uma empresa sobrevive do atingimento consistente de metas e objetivos. Tal definição faz mais ainda sentido quando Falconi, perfeitamente, pontua que o atingimento de resultados deve ser feito pelo Líder e COM O TIME. Sob esta ótica, é papel crucial e determinante de um líder não só fazer o correto, atingir meta consistentemente, mas trazer consigo sua equipe para que – em conjunto – todos cheguem de mãos dadas ao mesmo lugar.
Percebo claramente dois eixos de dificuldade dos líderes atualmente: delegação e acompanhamento. Em certa medida, encontro cotidianamente líderes com fortes receios de delegar por diversos motivos: insegurança, desconfiança e medo das demandas não saírem conforme ele espera. Por outro lado, enxergo paradoxalmente líderes que delegam demais e não acompanham, o que carinhosamente chamo de “DELArgação”. São gestores que não possuem governança de acompanhamento do que fora delegado nem tampouco mensuram os resultados de suas equipes. De um lado ou de outro de moeda, líderes centralizadores em excesso ou “delargadores” demais terão, diuturnamente, dificuldades de BATER META COM SEU TIME.
Líderes necessariamente precisam formar novos líderes e não um bando de seguidores. O processo de formação de novos líderes pressupõe alguns pressupostos em comum: atingimento de metas e acompanhamento do time. E você, tem formado novos líderes de que maneira?