Comecei com pé esquerdo? Meu primeiro artigo e já uma bomba dessa no mercado financeiro? Que nada… Compre ao som de canhões e venda ao som de violino…

Uma semana marcada pelo agravamento das tensões entre executivo e judiciáro infectou o otimismo do investidor e fez o Ibov cair 3,1% só nessa semana. Uma reforma do IR ruim com tributação de dividendos e de juros sobre o capital próprio que inibem a atratividade de empreender, que não reduz complexidade tributária e peso dos impostos na vida do empreendedor aliado a um horizonte sombrio com inflação voltando com tudo, sinais de fim do equilíbrio fiscal da Regra de Ouro do Teto de Gastos e “calote” do governo com mudança no prazo de pagamento de precatórios estão sob a mira constante da análise de quem investe no mercado financeiro.

Essa semana, as ações da Braskem (BRKM3) lideraram o ranking de altas do Ibovespa, com 6,68%, refletindo o avanço entre os acionistas para vender a petroquímica e melhora em seus ratings. Foram seguidas pelas ordinárias da atacadista Assaí (ASAI3), mais 4,37%, e da empresa de planos de saúde Qualicorp (QUAL3), com avanço de 3,59%. Entre as vilãs, Via ON (VIIA3) caiu 11,50%, puxando o índice de consumo; Cyrela ON (CYRE3) perdeu 11,36%, com pressão da inflação e alta dos juros; e Inter unit (BIDI11) recuou 11,29%, reduzindo ganhos no ano a 94,38%.

O que eu acho? Canja de galinha e cautela não fazem mal a ninguém… Cada um sabe sua margem de resiliência em ver uma carteira de investimentos derreter… O momento é complexo mas é nessas horas que fortunas são feitas…

 

Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional.

Instagram @professorfernandoamaral