
A justificativa é de que assim será possível desenvolver recursos de segurança voltados para proteger adolescentes de casos de abuso, ameaças e exploração sexual
O Instagram intensificou o controle à entrada de menores de 16 anos na plataforma no intuito de evitar conteúdos desagradáveis para os jovens e melhorar a experiência dos adultos. A rede agora, de acordo com o Canaltech, passará a exigir o preenchimento da data de nascimento para saber a idade dos usuários.
A justificativa é de que assim será possível desenvolver recursos de segurança voltados para proteger adolescentes de casos de abuso, ameaças e exploração sexual. Por enquanto, informar a data de nascimento será algo opcional, mas a plataforma pretende adotar a obrigatoriedade como requisito para quem quiser seguir usando o Instagram no futuro. Quem não tiver o dado preenchido começará a receber avisos sempre que abrir a rede, e isso seguirá até o momento no qual será impossível usar o serviço sem essa informação.
Conteúdos sensíveis e publicidade direcionada
Essa obrigatoriedade também deve impactar nas opções de publicidade: menores de 18 anos não devem receber anúncios direcionados. Por outro lado, a informação também deve ajudar nesse setor para os anúncios, já que as campanhas poderão ser mais assertivas. Por exemplo: a propaganda de uma boate nova na sua cidade terá mais eficácia se for direcionada a jovens.
Outro propósito da identificação é para visualizar publicações marcadas como sensíveis, com conteúdos violentos ou imagens fortes, por exemplo. Essas telas de alerta já existem e o usuário precisa confirmar a data de nascimento para ver esse tipo de foto, mas agora ele será barrado se não tiver a idade apropriada.
Ferramentas de checagem
O Instagram agora deve aprimorar a inteligência artificial da plataforma, que já conseguia estimar a idade das pessoas com base em sinais, como em publicações de feliz aniversário ou com base em dados colhidos em posts. Se a pessoa disser que tem uma idade e o algoritmo identificar divergência, será necessário comprovar a informação, embora ainda não esteja claro se isso será feito por documento, selfie ou outro método.
Anteriormente, a rede já havia estabelecido uma regra que proíbe adultos de enviar mensagens para menores de 18 anos que não os seguem, além de configurar novas contas de menores de 16 anos como privadas por padrão. Essa mudança veio após a intensificação de pais e responsáveis cujos adolescentes apresentam problemas na plataforma, especialmente com pedófilos e aliciadores.
FONTE: Canaltech | FOTO: Pixabay