
A parceria com a Abraji é mais um movimento do Google News Initiative (GNI) no Brasil
O Google selou uma parceira com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) para a liberação de conteúdo em texto e áudio. A intenção é incentivar o uso de plataformas de jornalismo investigativo. O anúncio foi feito na última segunda-feira (23), durante 16ª edição do Congresso da Abraji.
De acordo com o Olhar Digital, mensalmente vão ser divulgados dois grandes relatórios com informações e documentos de interesse público. O conteúdo vai ser disponibilizado via Google Drive e a pesquisa em cima dos dados vai poder ser feita com a ferramenta Pinpoint.
Atualmente, o Pinpoint faz parte do Journalist Studio, um ecossistema de notícias para ajudar jornalistas. Ambos os programas chegaram ao Brasil no fim de 2020 e agora integram a parceria entre o Google e a Abraji.
O Pinpoint é voltado para facilitar a vida dos jornalistas de dados e faz uma triagem automática dos conteúdos. A ferramenta ainda inicia a marcação inteligente de referências para buscas rápidas e pode fazer isso mesmo a partir da transcrição de gravações.
A parceria com a Abraji é mais um movimento do Google News Initiative (GNI) no Brasil, que já investe em outros seguimentos do jornalismo no país. Em breve o material deve ser disponibilizado.
FONTE: Olhar Digital | FOTO: Olhar Digital