
Analistas acreditam que há pelo menos uma firma de relações publicas aconselhando o Taleban a respeito de temas-chave
Para um grupo regido por códigos morais ancestrais, o Taleban afegão tem surpreendido ao usar estratégias sofisticadas em redes sociais para constituir força política e, agora que assumiu o poder, propagar a narrativa de que é capaz de liderar um Estado moderno, após quase 20 anos de guerra. A informação é do Estadão.
Em contas que se proliferam no Facebook, no Twitter e no Instagram – e em conversas coletivas em aplicativos como WhatsApp e Telegram – as mensagens dos apoiadores do Taleban normalmente contrariam a imagem predominante no Ocidente de que o grupo é intolerante, violento e dedicado à vingança, enquanto se mantêm dentro das fronteiras em transformação que definem o bom gosto e o conteúdo aceitável que as empresas de tecnologia aplicam para policiar o comportamento dos usuários.
Essa estratégia evidencia, de maneira geral, tamanha sofisticação, que analistas acreditam que há pelo menos uma firma de relações publicas aconselhando o Taleban a respeito de temas-chave, amplificação do alcance de mensagens em plataformas e criação de imagens e trechos de vídeo com potencial de viralizar – quase à mesma maneira de campanhas corporativas e políticas ao redor do mundo.
FONTE: Estadão | FOTO: Reuters