Imagine um mundo onde, para as grandes marcas, a regra do sucesso era impedir que outras marcas se tornassem grandes. Nesse mundo, os investimentos em propaganda não visavam apenas aparecer, divulgar os valores da empresa A ou B, mas impedir que a empresa X ou Y tivessem a oportunidade de aparecer. E assim só as grandes empresas tinham acesso a audiência qualificada.

Grandes verbas eram utilizadas em mídia, comprar espaços de página inteira no jornal, ou revista, não era só para ficar bem posicionada, era para impedir que outra marca disputasse a atenção do consumidor. Várias inserções na TV, a cada intervalo, dentro daquele programa ao vivo, nada era por acaso, era um esforço para monopolizar um espaço na memória do consumidor.

A internet veio para gerar oportunidade e as redes sociais abriram caminho para uma “audiência” mais acessível. Por meio das mídias digitais, qualquer pessoa, qualquer pessoa mesmo, pode canalizar a atenção das pessoas em torno de si, de um assunto, de um produto ou uma marca, formando uma comunidade em torno de um interesse comum, alcançando assim, milhares de pessoas.

Você pode estar se perguntando: É pra qualquer pessoa mesmo?

Eu vou te responder, não. Nem todos irão alcançar esse lugar ao sol.

Alguns vão largar na frente, beleza e simpatia contam muito. Cromossomos bem alinhados, quem nunca parou para apreciar?

É um dom saber se comunicar bem, se expressar com clareza, prendendo a atenção das pessoas. O mundo contemporâneo é de quem sabe contar histórias.

Tem os criativos, não os que trabalham com design ou comunicação, mas aqueles que conseguem explorar características específicas da sua profissão nas redes sociais.

Tem quem tem um estilo de vida interessante, o pessoal que tem bala na agulha pra construir um negócio que enche os olhos, tem quem possa pagar pra alguém falar de si.

Depois vem todos os outros, na raça, usando a intuição. Nem sabem, mas é possível desenvolver todas as qualidades citadas acima e muitas outras não mencionadas. Mesmo assim, nem todos vão alcançar essa visibilidade por desconhecerem seu verdadeiro objetivo.

Viver do digital é muito possível, mas dá trabalho, como tantos outros ofícios. Mas nem todo mundo quer ter esse trabalho.

E se você pensar diferente. Se você pensar a rede social como o departamento do seu negócio responsável por gerar oportunidade de venda? Se você compreender que investir nesse departamento é a forma de ampliar seu alcance e impactar cada vez mais pessoas, despertando o interesse e estimulando gatilhos de consumo, certamente você perceberá as mídias digitais como ferramentas a serviço do sucesso do seu negócio.

A pressa será inimiga do resultado.

Apesar de existirem métodos para acelerar o processo, a maioria das pessoas busca jogar fora das regras, sem saber que estão apenas mascarando os resultados.

Investir em marketing digital é o mínimo para manter seu negócio no páreo. Trabalhar a consciência da sua marca é o segundo passo para o sucesso. 

Imagine um mundo onde você escolhe como deseja ser visto. Agora cuide!