
De acordo com a Febraban, o número de transações feitas pelo celular chegou a 52,9 bilhões
O Mobile Banking foi responsável por 51% de todas as transações bancárias realizadas no Brasil em 2020, revela a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021 (ano-base 2020), divulgada nesta quinta-feira, 24/06, no CIAB FEBRABAN 2021. O fator mais relevante desse crescimento acima de dois dígitos está no fato de não apenas as transações não financeiras aumentaram, mas as transações financeiras também tiveram um impulso considerável. A informação está no Convergência Digital.
De acordo com a Febraban, o número de transações feitas pelo celular chegou a 52,9 bilhões, ante 37 bilhões no ano anterior. Em todos os canais bancários (celular, internet, maquininhas, agências, caixas eletrônicos, correspondentes bancários e contact centers), o total das operações feitas pelos clientes chegou a 103,5 bilhões, um crescimento de 20% – o maior dos últimos anos do estudo, realizado pela Deloitte.
Juntos, os canais digitais (internet banking e mobile banking) concentram 67% de todas as transações (68,7 bilhões) e são responsáveis por 8 em cada 10 pagamentos de contas, e por 9 em cada 10 contratações de crédito. Entre os 21 bancos que participaram do levantamento, oito responderam que foram abertas 7,6 milhões de contas pelos canais digitais, uma alta de 90% ante 2019.
O total de contas ativas no mobile banking – conta com alguma movimentação nos últimos seis meses- mais que dobrou, passando de 92,4 milhões para 198,2 milhões. Deste total, 70 milhões foram abertas devido ao auxílio emergencial e estão consolidadas na Caixa Econômica Federal. Entretanto, o estudo mostra que mesmo sem considerar o efeito do auxílio emergencial, o crescimento teria sido de 39%. Já os clientes heavy users (que utilizam mais de 80% das transações em um único canal) registraram um crescimento de 113%, passando de 35,7 milhões para 76,3 milhões no ano passado.
“É claro que a Covid e o isolamento social fizeram o brasileiro eleger o mobile banking como ferramenta de uso”, observa Sérgio Biagini, sócio-líder da Deloitte para a indústria de Serviços Financeiros no Brasil. Já o diretor setorial de TI da Febraban, Rodrigo Mulinari, lembra que, em média, um correntista fez 20 logins em 2020, e o chamado heavy users, 63 logins. “Virou um hábito do brasileiro ir ao mobile banking para conferir sua conta bancária”, pontuou o executivo, que também é gerente de TI do Banco do Brasil. Para os bancos, o sucesso do mobile banking está ligado ao crescimento das transações efetivamente feitas e nesse item houve um incremento de 64% – passou de 4,7 bilhões para 7,7 bilhões.
FONTE: Convergência Digital | FOTO: tashka2000 – Fotolia