A empresa foi obrigada a negociar com editoras e agências de notícias a utilização de seu material na internet devido a uma lei que entrou em vigor depois que a França se tornou o primeiro país a adotar as novas regras de direitos autorais da União Europeia
O Google assinou um acordo com um grupo de editoras francesas, abrindo caminho para o gigante da Internet para os direitos autorais de notícias na Internet. Após meses de negociações, o Google França e a Alliance de la Presse d’Information Generale disseram na quinta-feira que haviam concordado em uma estrutura para a empresa norte-americana negociar contratos de licença individuais com as editoras. A notícia é do site espanhol Diário Libre.
O Google já negociou alguns acordos com a mídia francesa, como o diário nacional Le Monde e o semanário l’Obs.
A empresa foi obrigada a negociar com editoras e agências de notícias a utilização de seu material na internet devido a uma lei que entrou em vigor depois que a França se tornou o primeiro país a adotar as novas regras de direitos autorais da União Europeia.
O Google inicialmente se recusou a pagar por notícias, alegando que as empresas de notícias estavam lucrando com os milhões de leitores que enviava para seus sites. Mas no ano passado, um tribunal de apelações ordenou que a empresa iniciasse negociações com as editoras.
De acordo com o contrato-quadro, os pagamentos serão baseados em critérios como o valor divulgado por dia e o tráfego mensal de visitas.
O Google não detalhou quanto dinheiro seria pago aos membros do grupo.
As empresas de notícias fizeram lobby pela reforma dos direitos autorais na UE, temendo que o jornalismo de qualidade fosse ameaçado pela transferência da receita de publicidade para grandes empresas digitais.
FONTE: Diário Livre | FOTO: Pixabay