Mais especificamente, o sistema agora pode reconhecer 10x mais itens e conceitos do que antes — inclusive com mais detalhes
Desde 2016, cada foto postada no Facebook e no Instagram é analisada a partir de um sistema alimentado por inteligência artificial responsável por gerar descrições de imagens (ou texto alternativo), a fim de tornar a plataforma mais acessível para pessoas cegas ou com alguma limitação visual. A informação é do site Macmagazine.
O texto alternativo é usado, geralmente, para descrever o conteúdo de uma imagem, como “uma pessoa em um campo com um cavalo” ou “um cachorro em uma praia”. Isso permite que um recurso de leitor de tela (como o VoiceOver, no iOS) descreva o que há nessas imagens.
Nesta semana, o Facebook disse que está aprimorando esse sistema a fim de tornar a busca por imagens específicas mais fácil.
Mais especificamente, o sistema agora pode reconhecer 10x mais itens e conceitos do que antes — inclusive com mais detalhes. Descrições mais genéricas, como “duas pessoas perto de um prédio” agora se tornarão mais detalhadas, a exemplo: “Pode ser uma selfie de duas pessoas perto da Torre Eiffel”.
As melhorias estão sendo disponibilizadas, inicialmente, em fotos no feed de notícias, perfis e grupos do Facebook — seguido pelo Instagram. O recurso é compatível com 45 idiomas diferentes, incluindo o português.
FONTE: Macmagazine | FOTO: Pixabay