Uma subsidiária da Avast está oferecendo dados de navegação de usuários para empresas como Google, Microsoft e Pepsi. De acordo com uma matéria investigativa feita em conjunto pelo sites Motherboard e PCMag, a empresa de segurança digital entregou as informações à startup Jumpshot, que reembalou os dados e os vendeu, às vezes por milhões de dólares, para outras companhias. A informação está no portal Olhar Digital.
Os dados vendidos incluem tudo: desde pesquisas do Google, pesquisas de localização do Google Maps, atividades nas páginas do LinkedIn das empresas, visitas a vídeos do YouTube e dados de pessoas que visitam sites pornográficos. As informações não incluem dados pessoais – como nomes ou informações de contato – mas especialistas temem que seja possível remover o anonimato de certos usuários.
Não se sabe ao certo quantas e quais empresas compraram os pacotes de dados, mas a lista pode incluir Expedia, Intuit, Keurig, Condé Nast, Sephora, Loreal e mais. A Microsoft disse que não tem um relacionamento atual com a empresa e o Yelp afirmou que esteve “envolvido uma só vez” com a Jumpshot. O Google não respondeu ao pedido de comentários da PCMag.
A Jumpshot oferece, entre outros produtos, um “All Clicks Feed”, que rastreia os cliques dos usuários nos sites com detalhes precisos. Pelo menos um cliente, a empresa de marketing Omnicom Media Group, adquiriu a ferramenta por US$ 2 milhões. Embora a Avast exigisse que os usuários optassem pelo compartilhamento de seus dados, muitos não sabem que a Jumpshot estava vendendo as informações.
FONTE: Olhar Digital via Endgadget/Motherboard