A Huawei fez, oficialmente, nesta sexta-feira, 26/07, o lançamento do primeiro smartphone com suporte a tecnologia de internet de quinta geração, o 5G. Chamado de Mate 20 X 5G, o celular estará disponível para venda em agosto no mercado chinês, com custo médio em torno de US$ 900, ou R$ 3600,00. A informação é do portal Convergência Digital.

Com o terminal, é esperado que o governo chinês revele os planos para o 5G no País, especialmente, nos grandes centros, como Xangai, Pequim e Shenzhen. Fora do país, a venda do aparelho é incerta, já que a Huawei – apesar da bandeira branca do Trump e da pressão das próprias empresas de tecnologia norte-americanas – segue na lista proibida do governo dos Estados Unidos, o que pode atrapalhar, entre outras coisas, a continuação do uso do sistema operacional do Google, o Android.

A fabricante também anunciou que, em breve, lançará smart TVs com o seu próprio sistema operacional, batizado de Hongmeng. A Huawei deu poucas informações sobre o Hongmeng, mas disse que ele não foi pensado para smartphones, mas, sim, para Internet das Coisas, e agora, para TVs. Em comunicado para mídia, o CEO de negócios de consumo da Huawei, Yu Chengdong, afirmou que o dispositivo será a evolução da TV digital, inaugurando uma era de telas inteligentes. Para isso, o sistema operacional, como já se esperava, será o Hongmeng, anunciado como próprio para IoT.

Entre as funcionalidades da SmartScreen estariam ser um centro de interação inteligente entre dispositivos, de experiência em diferentes telas, de controle IoT e de entretenimento audiovisual. A tela, de acordo com o executivo, poderá ser controlada pelo smartphone, terá recursos de compartilhamento e será equipada com chips desenvolvidos pela própria Huawei. Segundo com o CEO, a SmartScreen deve vir em tamanhos: de 55″, 65 “e 75”. O lançamento é esperado para setembro.

FONTE: Convergência Digital | Foto: Pixabay

Deixe um comentário