Os jovens brasileiros são cautelosamente confiantes em relação ao uso da tecnologia. É o que concluiu uma pesquisa realizada pela Kantar e encomendada por uma bandeira de cartões divulgada recentemente pelo Valor Investe. O estudo analisou o comportamento de pessoas entre 18 e 35 anos na América Latina (Peru, Brasil, Argentina, Chile e Colômbia), e mapeou especialmente sua relação com a tecnologia e o dinheiro. A informação está no portal Época Negócios.
“Os brasileiros são cautelosamente confiantes, 50% dos brasileiros aceitam todo o tipo de tecnologia, 37% gostam de serviços com tecnologias mais modernas e 63% dizem que a tecnologia facilita sua vida. Na América Latina, o brasileiro é o que mais gosta de tecnologia e o que mais gosta de ser visto usando novas tecnologias”, afirmou a executiva da bandeira de cartões, Sarah Buchwitz.
De acordo com o levantamento, 64% dos jovens realizam frequentemente ou ocasionalmente pagamentos por meio de aplicativos, enquanto 57% fazem essas operações em navegadores móveis. Ainda de acordo com a pesquisa, os jovens brasileiros têm mais interesse por novos serviços que tornem suas vidas mais fáceis. Cerca de 80% acreditam que “seria conveniente ter mais funcionalidades no mesmo aplicativo”, enquanto 68% achariam útil usar seu smartphone para pagar todas as formas de transporte público.
Ao mesmo tempo, as maiores bandeiras de cartões de créditos acreditam que o sistema de pagamentos instantâneos pelo celular via QR Code que está em desenvolvimento pelo Banco Central (BC) pode ter menos apelo no Brasil do que teve na China.
“É difícil chegarmos à participação de mercado que tem na China, porque lá tem outras características. Mas o P2P [pagamentos instantâneos] também vai ser importante aqui”, afirmou João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul.
FONTE: Época Negócios | Foto: Pixabay