Entrar na faculdade de Direito aos 14 anos e se formar aos 19, já aprovada no Exame da Ordem da OAB. Gabriela Bueno de Oliveira Dias, mineira de Guaxupé, já está dando os primeiros passos na profissão. Ela é apontada como a mais jovem advogada de Minas Gerais e uma das mais novas do país. Um talento precoce e um caso clássico de dedicação.
“É muito gratificante ter conquistado essa posição. É uma honra ter esse título, é como a realização de um sonho. Eu e quem me apoiou sabemos o quanto a gente lutou durante esses cinco anos, o quanto me preparei até chegar aqui”, disse à reportagem do G1 Sul de Minas.
Gabriela recebeu o diploma em 2019, mas já no fim de 2018 comemorava a aprovação no Exame da Ordem. A entrega da carteira de advogada, que oficializou a nova carreira, aconteceu no fim de março.
Com a carteira em mãos, ela foi reconhecida pela OAB-MG como a mais jovem do estado a se tornar advogada. Gabriela é ainda uma das jovens do país e pode ser confirmada como a mulher mais nova a começar a atuar no Brasil. A assessoria da OAB Federal não divulgou a lista oficial dos mais jovens advogados no posto.
Segundo a reportagem, o começo da carreira de Gabriela, ainda no início da adolescência, aconteceu quando foi aceita na universidade em Guaxupé. O direito de cursar a graduação veio com uma liminar na Justiça, quando tinha 14 anos.
“Quando eu fui aprovada no vestibular, eu estava encerrando meu 1º ano do ensino médio. Cursava o ensino médio no matutino e a faculdade no período noturno. Fiz os quatro primeiros períodos da faculdade, junto com o 2º e o 3º ano do ensino médio”, explicou.
A escolha pela profissão teve influência do pai, que também é advogado. “Ele é minha inspiração na carreira jurídica, mas nunca me influenciou diretamente. Ele sempre me deixou livre pra escolher minha profissão. Eu escolhi porque sempre quis ser advogada e não tive dúvidas”.
Gabriela quer seguir na profissão: “Pretendo continuar advogando. É uma paixão, minha vocação. Sempre quis isso. Estou muito realizada, muito feliz. A gente tem que trabalhar com o que a gente ama”.
FONTE: G1SuldeMinas | Foto: Reprodução Internet