
Não há dúvidas de que Daniel Kahneman, premiado com o Nobel de Economia em 2002, é uma das mentes mais brilhantes de seu tempo. Autor do best seller Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Kahneman se apresentou durante o OurCrowd Summit 2019, evento de inovação que acontece em Jerusalém, Israel. O repórter Rennan A. Julio, da Época Negócios, cobriu o evento para o portal.
Durante sua curta fala, explicou o repórter em sua matéria, deixou algumas pensatas relevantes para o mundo dos negócios. Na visão do psicólogo, intuição e otimismo são peças fundamentais para o futuro do trabalho. “Não há sucesso sem riscos irracionais”, diz. O economista também falou sobre as mudanças pelas quais o mundo está passando.
E alertou: “As pessoas são menos insubstituíveis do que elas pensam”. Para o estudioso, a chegada da inteligência artificial mudará por completo o emprego como hoje as pessoas conhecem, extinguindo profissões por onde passar. Também falou sobre seu legado, afirmando que seu principal desejo ver ideias controversas discutindo em harmonia.
O jornalista resumiu algumas reflexões do psicólogo, economista e escritor. A seguir:
Intuição
“A intuição pode ser maravilhosa como pode ser ruim. O que faz a diferença são as condições na hora da tomada de decisão. Quanto mais informações, maiores são as chances de sua intuição ser bem-sucedida. Por isso, eu digo: adie o máximo que puder antes de tomar uma decisão com base em sua intuição.”
Otimismo
“Quando você estuda o sucesso, percebe que ele dificilmente é alcançado sem a presença de pessoas otimistas – e até iludidas – pelo caminho. Não há sucesso sem riscos irracionais. E esses riscos são tomados por pessoas confiantes demais no que estão fazendo. Elas podem errar, mas vão aprender e seguir em frente.”
Tecnologia
“A sociedade precisa saber que nós não somos exponenciais como as tecnologias que nos rodeiam. Nós somos lineares e não seremos capazes de acompanhar seu ritmo. Eu acredito que esse será um grande problema a ser enfrentado logo. A questão será social e, não, tecnológica.”
Inteligência artificial
“Algumas disciplinas estão desaparecendo e a tendência é que isso seja cada vez mais comum. Com a chegada das inteligências artificiais, tenho certeza que determinados tipos de trabalho não exigirão mais trabalho humano. No campo dos diagnósticos, não levará muito tempo para as máquinas descobrirem casos de câncer. As pessoas são menos insubstituíveis do que elas imaginam.”
Legado
“‘Qual é o meu legado?’ Essa é uma pergunta que eu nunca faço para mim mesmo. Mas uma certeza que tenho é que a minha grande vontade é adicionar mais ideias controversas ao debate econômico. Meu maior desejo é ver pessoas que discordam umas das outras colaborando juntas, discutindo em prol de soluções melhores.”
FONTE: Época Negócios | Foto: Reprodução Internet