A estudante da Universidade Federal de Goiás Vercilene Francisco Dias será a primeira quilombola com mestrado em Direito no Brasil. Ela defendeu sua dissertação na quinta-feira (21) no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário, da Faculdade de Direito. A informação está no portal Mais Goiás.
O título da dissertação de Vercilene é “Terra versus Território: Uma Análise Jurídica dos Conflitos Agrários Internos na Comunidade Quilombola Kalunga de Goiás” e aborda a diferença na regularização fundiária na Comunidade Quilombola Kalunga do nordeste do estado.
Vercilene ingressou no curso de Direito em 2011, pelo programa UFGInclui, e formou-se em 2016. Ela tornou-se a primeira advogada quilombola a passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), e em 2017 deu início ao mestrado em Direito Agrário. Vercilene também é diplomada em Estudo Internacional em Litígio Estratégico em Direito Indígena pela Pontifícia Universidade Católica do Peru.
A advogada também participou do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Najup) da Faculdade de Direito da UFG, do Projeto de Extensão Girau de Saberes: Saberes e Ofícios em Comunidades Tradicionais e do Programa de Extensão Kalunga Cidadão: Promoção da Igualdade Racial na Comunidade Rural Quilombola Kalunga.
Associada à Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os (ABPN), Vercilene disse não esquecer que ainda há um longo caminho pela frente. “Tornei-me protagonista e não apenas objeto de pesquisa. Sinto-me realizada, talvez não totalmente, tenho muito a conquistar e a fazer, mas estou cumprindo o propósito que tanto almejei para com minha comunidade”, ressalta.
FONTE: Portal Mais Goiás | Foto: Reprodução Rede Social