O Judiciário de Santa Catarina está se preparando para adotar uma nova ferramenta digital para facilitar não somente os trâmites, mas as consultas processuais. O objetivo é agilizar a rotina e evitar o acúmulo de processos. Investimentos em sistemas de inteligência artificial têm sido cada vez mais frequentes na Justiça, uma aposta na melhoria da prestação do serviço judiciário.

De acordo com o TJSC, integrantes da Assessoria de Planejamento (Asplan) apresentaram na segunda-feira (4) à direção do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) os primeiros painéis da ferramenta Business Analytics, com dados sobre movimentação processual, produtividade jurisdicional e força de trabalho do Poder Judiciário catarinense.

O sistema permitirá aos gestores – incluindo juízes de todo o Estado – tomar decisões com mais rapidez e precisão.

A nova ferramenta é capaz de fornecer, de forma fácil e rápida, visões interativas dos dados de diversas áreas da Justiça catarinense que podem ser filtradas, comparadas, consolidadas, agrupadas e hierarquizadas, principalmente de forma gráfica.

Permite, ainda, acessar informações de fontes e formatos de arquivos diversos, dados da internet e planilhas sem intrusão nos sistemas originais.

O sistema de inteligência artificial permitirá não só ter acesso a dados de cada uma das comarcas do Estado, por exemplo, como também comparar tais informações. Posteriormente, será possível também interagir com outros órgãos externos, entre eles os que atuam na área da segurança pública.

O Tribunal de Justiça de SC já adquiriu, no final de 2018, 750 licenças do programa “Power B.I.”, da Microsoft – fornecidos pela empresa RedeInova, do Ceará. No momento, o projeto encontra-se na fase de tratamento dos dados que serão inseridos e consolidados no sistema, o qual deve estar disponível ainda no primeiro semestre deste ano. ​

FONTE: TJSC

Deixe um comentário