Inteligência artificial, automação intensiva de processos diários, robôs-assistentes e big analytics. A tecnologia está revolucionando o universo jurídico. E não é o futuro sendo desenhado, é uma realidade já inserida na rotina diária de muitos dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos brasileiros, como foi possível constatar na 15ª Fenalaw, considerada a maior plataforma de conteúdo e negócios jurídicos da América Latina, realizada entre a quarta (24) e a sexta (26) na capital paulista.

O cenário de transformação digital que vem mudando o perfil dos negócios na prática advocatícia é tão vasto que a edição comemorativa de 15 anos do evento trouxe a “Fenalaw Experience”, área exclusiva para a exposição de lawtechs, startups voltadas ao desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos para o universo jurídico. São soluções diversas preparadas para lidar com qualquer demanda dos escritórios e departamentos jurídicos.

“Aproveitamos a Fenalaw em diversas frentes: contato com os clientes, encontro com parceiros para novos negócios e à apresentação da nossa nova ferramenta”, conta o sócio-fundador da Tikal Tech, Antonio Maia. A empresa reservou para a Fenalaw o lançamento do “Eli Trabalhista”, um robô-assistente que faz os cálculos de direitos trabalhistas.

“Com a obrigação para os reclamantes de incluir na especificação da ação os cálculos exatos que veio após a reforma trabalhista o número de reclamações caiu, o que parece ter relação direta com a dificuldade dos advogados em fazer o cálculo exato. O Eli Trabalhista foi desenvolvido para romper essa barreira de acesso à justiça”, contou Maia.

Outro exemplo é o Koy, sistema de tecnologia jurídica que utiliza computação cognitiva para otimizar rotinas jurídicas e a transparência judicial. A plataforma é a única a acessar 159 sistemas jurídicos brasileiros em diferentes instâncias e jurisdições e agrupar movimentações e documentos processuais em uma só interface. Outra vantagem do sistema é ser o único a fazer a gestão de agendas automaticamente, baseado em sistemas de filas e em dados estatísticos.

“Levar a nossa experiência brasileira, em que o desafio da burocracia é ainda mais impactante do que em outros países, nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, disse a fundadora da startup Koy, Karla Capela. A empresa é parceira da IBM no Brasil para a área de direito e foi selecionada para o Think 2019, o maior evento de tecnologia da informação e inteligência artificial promovido pela IBM e que será realizado nos Estados Unidos.

“Acredito que a Fenalaw contribui muito para que outras pessoas consigam ver de uma forma abrangente o mercado e ter acesso a toda tecnologia que hoje está disponível, não só no Brasil mas em toda a América Latina”, acrescenta Karla.

Conciliação online

Outra expositora da Fenalaw que vem investindo em produtos para facilitar a vida dos advogados é a Concilie Online, que realiza conciliações no ambiente virtual. O Concilie age de ponta a ponta da captura de processos, agendamento com as partes, conciliação via chat (com o auxílio de um conciliador) até o termo de conciliação, protocolo e homologação. “É uma solução eficaz, de baixo custo e alto índice de fidelização entre os usuários”, diz o sócio-fundador da empresa, Agostinho Simões.

O executivo prevê para 2019, após o crescimento das lawtechs nos últimos anos, um movimento de colaboração entre essas startups, cada uma com a expertise do seu segmento mas firmando parcerias entre si para proporcionar ao mercado mais opções em soluções tecnológicas que facilitem a rotina dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Quem compartilha da mesma opinião é o CEO da Juristec+, Rui Caminha Barbosa. Para ele o próximo ano será de integração e, mais que isso, de avanço das tecnologias voltadas para o universo jurídico. “As lawtechs estão amadurecendo e caminhando para formar um ecossistema de transformação digital ainda mais aprimorado. Nós aprendemos a fazer a tecnologia e agora é o momento de evolução”, ressalta Barbosa.

Para a Fenalaw, a Juristec+ trouxe a novidade Yuki, o primeiro chatbot do Brasil desenvolvido exclusivamente para a área jurídica. Por meio de inteligência artificial, a aplicação capta, processa e retorna automaticamente respostas às questões e dúvidas dos usuários.

A Yuki foi desenvolvida em conjunto com a diretoria de legal & compliance da Nestlé do Brasil, uma vez que a companhia buscava uma solução para otimizar o tempo dos advogados internos, que recebiam muitos questionamentos repetidos todos os dias. O chatbot entrou em operação em julhos deste ano e atende os questionamentos dos colaboradores da empresa sobre temas diversos no campo de direito: trabalhista, compliance, tributário, regulatório, entre outros. “A Yuki já ultrapassou a barreira do departamento jurídico e está sendo inserida em departamentos de backoffice e nos setores bancário e de saúde, por exemplo”, comenta o CEO da Juristec+.

Consultoria e Gestão

Essa diversificação é comprovada pelo novo cliente prospectado pela Juristec+, o banco Santander. O Manager of Legal Operations do Santander, Everaldo Alves de Oliveira Junior, comenta que o chatbot Yuki foi a única solução encontrada para resolver o problema de repetição de respostas e assim otimizar o tempo dos colaboradores do banco. “É o segundo ano que venho na Fenalaw e o movimento na feira mostra o crescimento das tecnologias aplicáveis ao meio jurídico, o que faz todo sentido, afinal todas as empresas buscam eficiência, custo e rapidez na informação”, explica Everaldo.

A revolução tecnológica no setor jurídico não se restringe a automação e robotização de processos, mas envolve também inovações apresentadas pelos expositores da Fenalaw para a gestão de escritórios e de departamentos jurídicos.

O diretor de sistemas da TOTYS, Ricardo Ribeiro, disse que a empresa tem soluções em softwares e consultoria voltados para a gestão e organização que atendem todas as necessidades das advocacias. Segundo a diretora de consultoria da TOTVS, Simone Salomão, a meta da TOTVS é agregar soluções para a rotina diária dos advogados. “Contamos com profissionais que atuam neste segmento e reconhecem as dificuldades e as necessidades dos advogados”.

O destaque na Fenalaw da TOTVS é o Legaldesk, um software de gestão que faz o controle dos escritórios de advocacia, com funções de timesheet para o controle de horas, de pré-faturamento de serviços e dashboard com relatórios gerenciais de acesso online. Conta ainda com o módulo jurídico que faz o controle dos processos divididos por área de direito, equipe, clientes ou qualquer outra divisão necessária.

Já a LegalManager teve destaque na Fenalaw com as novas versões da soluções para gestão de escritórios e departamentos jurídicos. “Participamos desde a primeira edição e estamos surpresos pelo grande movimento de público qualificado. O evento está mais dinâmico com a modelagem de vários auditórios simultâneos, palestras gratuitas na área de exposição e a disposição dos estandes, o que torna a Fenalaw muito mais atrativa para o público jurídico”, disse o CEO da LegalManager, Claudio Wilberg.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fenalaw / Foto: Assessoria Fenalaw

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