
A companhia não contestou as acusações ou a decisão da autoridade, aceitando o pagamento da multa milionária
O Google concordou em pagar uma multa de 220 milhões de euros (R$ 1,35 bilhões, em conversão direta) e rever sua estratégia de anúncios nesta segunda-feira (7). Decisão da Autorité de la Concurrence (AMF), da França, partiu da conclusão de que o Google estaria favorecendo os próprios serviços de anúncios em editores de sites e apps mobile. A informação é do Canaltech.
A companhia não contestou as acusações ou a decisão da autoridade, aceitando o pagamento da multa milionária. O órgão francês entendeu que o Google Ad Manager (plataforma de gerenciamento de propagandas) dava mais espaço para o mercado de anúncios da própria gigante, o Google AdX — um abuso da sua posição de liderança no mercado.
“A decisão de sancionar o Google é de significância particular porque é a primeira do mundo focada nos complexos processos de leilão algorítmicos do qual o mercado de anúncios online depende”, disse a chefe antitruste da França, Isabelle de Silva.
A plataforma de gerenciamento dava ao Google AdX dados estratégicos, como valores dos lances vencedores. O AdX, por sua vez, teve acesso privilegiado às solicitações feitas por anunciantes por meio dos serviços, enquanto traduzia dados mais facilmente quando combinado com o Ad Manager.
Em paralelo, o Google se comprometeu em mudar suas práticas no mercado de anúncios para preservar a competitividade do setor. Uma das primeiras alterações seria no aprimoramento do Ad Manager com os serviços de publicidade concorrentes e outros espaços de venda, conforme o órgão regulador francês. Mudanças entrariam em ação no primeiro trimestre de 2022.
“Iremos testar e desenvolver essas mudanças nos próximos meses antes de aplicarmos em grande escala”, afirmou o Google. A nova abordagem sobre a publicidade, a plataforma de gerenciamento e o serviço de anúncios foram descritos pela companhia no texto em texto publicado no seu site oficial.
FONTE: Canaltech | FOTO: Pixabay