Como já disse em outra coluna, acredito que seja consenso que a educação é a grande ferramenta de desenvolvimento do ser humano.

Em qualquer cenário histórico, a ferramenta da educação serve como instrumento impulsionador da evolução humana.

Atualmente, estamos vivendo numa sociedade 4.0, sociedade virtual, em rede, que precisa se educar para o estágio 5.0, em que abraçaremos a era cognitiva, a economia em plataforma, dentre outras características.

Um dos grandes vetores dessa educação está na consciência de que a sociedade 5.0, construirá um padrão financeiro, em que o dinheiro, provavelmente, será substituído por criptomoedas; os ativos reais, como imóveis, bens materiais, serão substituídos por ativos virtuais, como Tokens e NTFs.

Estamos preparados para esse cenário? Acredito que não! A desconexão entre a educação e a realidade, infelizmente, ainda está presente.

Se analisarmos do ponto de vista institucional, ainda é excepcional ver famílias/escolas/universidades que se preocupam em educar financeiramente seus filhos/alunos/estudantes para a realidade atual, quiçá para uma realidade futura.

Nesse cenário, o advogado 4.0 ainda entra no mercado em plena transformação sem as bases necessárias para realizar a atualização do software necessário para o mercado financeiro 5.0. Um grande risco!

Sem entender o mercado e as demandas financeiras, há uma grande chance desse profissional “perder o bonde”, entrando no mercado já desatualização e sem função útil.

Mais uma provocação que deixo aberta, convidando para que possamos discutir nos próximos textos.

Aguardo também os comentários.