Amauri Sales e Bartolomeu Ferreira são fundadores da Home Sushi Home, empresa de delivery de sushis que já tem atuação em 18 estados do país

Há quem diga que a diversidade culinária é um dos pontos fortes da cultura brasileira. Em diferentes cantos do país, pratos típicos fazem parte da construção cultural coletiva – isso sem mencionar as ideias e receitas importadas do mundo todo. Mas para o empreendedor Amauri Sales, essa variedade toda não era uma realidade que fugia aos grandes centros.

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Morador de João Pessoa, na Paraíba, Sales sempre se via em uma sinuca de bico quando o desejo era fugir do tradicional e experimentar pratos da culinária asiática, como os famosos sushis japoneses. “É um tipo de culinária com um nível altíssimo de exigência por qualidade e atendimento, e não via isso com frequência em minha cidade”, diz.

Diante disso e ao pé da letra, Sales uniu a fome com a vontade de comer, motivado pelo desejo de criar um restaurante premium de gastronomia japonesa e para antecipar uma tendência de olho no delivery.

Formado em direito e advogado já há algum tempo e com algum conhecimento em franquias graças à profissão de sua esposa, uma franqueada do setor de beleza e estética, ele decidiu empacotar os saberes jurídicos para fundar a Home Sushi Home, marca de delivery de comida japonesa que opera por meio de dark kitchens e que em 2021 faturou R$ 18,5 milhões.

No controle do negócio está também Bartolomeu Ferreira, um agropecuarista de Pernambuco — e também cunhado de Sales.

História do negócio
Investir em delivery de sushi no Nordeste não era uma ideia que apetecia a nenhum dos sócios. Afinal, com tanta diversidade gastronômica e restaurantes regionais já estabelecidos, qual seria o interesse dos consumidores em abandonar estabelecimentos e pedir comida japonesa em casa? “Eu inclusive nunca tinha consumido um delivery de sushi, porque não acreditava na ideia”, diz o CEO.

Apesar dos contrapontos, os dois decidiram apostar na ideia e empreender. O pontapé inicial foi em 2016, quando os sócios abriram uma cozinha de 45 metros quadrados no fundo do quintal para a produção e entrega de sushis na capital paraibana. Um ano depois, a Home Sushi Home provou seu modelo de negócio, e passou a faturar cerca de R$ 100 mil por mês.

A demanda pela chegada em outros estados foi o ponto de partida para a formatação de um modelo de franquias. A primeira unidade foi em Recife, em junho de 2018. Hoje, a Home Sushi Home tem cerca de 27 unidades em 18 estados do país.

Com a pandemia, o modelo, por si próprio, acabou se provando — e a empresa viu suas receitas bombarem diante da alta de pedidos de comida em casa. Aproveitando o bom momento, a Home Sushi Home adquiriu a também paraibana rede de pizzarias Fettástica. “Estamos de olho na diversidade sempre. E agora um franqueado pode ter mais de uma marca de restaurantes quando decidir empreender conosco”, diz.

A compra fará o número de unidades da rede saltar para mais de 70, e a receita deve chegar na casa dos R$ 32 milhões.

Diante da alta de empresas que também se propõem a entregar comida de forma rápida, a aposta da Home Sushi Home para se diferenciar está no relacionamento com o cliente. Segundo Sales, a comunicação com os consumidores tem o propósito de colocá-los no centro do negócio. O resultado, diz o empreendedor, é uma taxa de recorrência é de 70%. “Começamos como um delivery de sushi. Agora somos um delivery de experiência”.

Em junho, a empresa também vai lançar uma nova marca, agora de Poke, prato típico do Havaí, e em julho a rede deve lançar também uma marca de comidas asiáticas quentes. Com todas essas mudanças, a intenção é dobrar o número de pedidos em 2022, para mais de 320 mil. “A meta é ousada, mas vamos chegar lá com quatro marcas dedicadas ao cliente e seus desejos”.

FONTE: Exame | FOTO: Divulgação/Wagner Caiafo