
Em nosso último bate-papo por aqui, conversei um pouco com vocês sobre três pilares/bases básicas e indissociáveis para uma boa gestão organizacional. Naquela oportunidade, falamos sobre pessoas, processos e cultura como elementos edificantes de qualquer organização de sucesso, amigos leitores. Prometi e vou cumprir minha “dívida” para com vocês: hoje iniciaremos a discussão do nosso primeiro elemento central: AS PESSOAS.
Primeiramente, quebremos algumas potenciais expectativas que venham a surgir: não falaremos em hipótese alguma de PESSOAS com olhar piegas e nem romântico. Compreenderemos, outrossim, o pilar de pessoas dentro de uma organização como uma área estratégica e fomentadora de resultados. Sim, acredito que as pessoas são bases estratégicas dentro de um negócio de sucesso, desde que, como qualquer outro recurso, sejam bem gerenciadas. Ora, pessoas mal selecionadas, mal socializadas, mal treinadas e mal desenvolvidas não geram felicidade nem para si própria, quiçá resultados positivos para a companhia onde estão inseridas. Não existe a dicotomia “organização vs equipe”: ambos os eixos precisam de simbiose de princípios e orientação para o mesmo resultado em comum, ou seja, o encantamento e resolutividade da problemática do consumidor atendido.
Se pudéssemos elencar seis mandamentos para uma boa gestão de pessoas, estes seriam: recrute pessoas que acredite no seu negócio genuinamente; integre-as e faça-as acreditar na sua cultura; crie mecanismos de retenção dos colaboradores, observando as peculiaridades do seu negócio; treine e desenvolva os times constantemente; forneça medidas de controle para que eles compreendam os pontos de melhoria; repita tudo e melhore continuamente.
Trabalhar gestão de pessoas com qualidade é desenvolver processos de RH alinhados à necessidade do negócio. Mas como suprir esse desafio processual? É o que conversaremos no próximo shot! Até lá!