
Essa semana tive a oportunidade de conversar com um grupo de profissionais sobre uma duas das minhas paixões: esporte e empreendedorismo. Desde novo fui incentivado pelos meus familiares à prática esportiva. Acredito que estar imerso dentro da cultura do desporto me edificou muito como indivíduo e – até hoje – me ajuda nas tomadas de decisões empreendedoras. Vou citar dois pontos de convergência que acredito serem mais IMPACTANTES, sob minha ótica.
SUPERAÇÃO DE DESAFIOS E RESILIÊNCIA! Se pudéssemos citar o ponto de convergência mais preponderante entre o esporte e o empreendedorismo seria o desenvolvimento da capacidade de superação de desafios. A trajetória empreendedora possui um circuito semelhante ao compasso de uma montanha-russa, repleta de altos e baixos. Desafios brotam diuturnamente, com complexidade e assuntos diversos. No esporte não é diferente, sejam esses desafios internos (o desportista com ele mesmo) ou externos, entre o atleta e seus oponentes. Ter a capacidade estratégica de superar os desafios vindouros e retirar lições positivas deles é uma competência fundamental dentro do empreendedorismo e do esporte.
LIDERANÇA E TRABALHO EM EQUIPE. Essa, em minha opinião, é a segunda convergência mais aparente entre esporte e empreendedorismo. Todo bom empreendedor de sucesso precisa aprender a delegar com qualidade, desenvolver os talentos do time e liderar com excelência. No esporte não é diferente. Mesmo em modalidades individuais, a melhoria das capacidades atléticas só chega com treinamento e ajuda mútua dos demais membros do time. Uma andorinha só jamais fará verão…
Fato é que o esporte tem muito a contribuir na vida de um empreendedor. O esporte fortifica as tomadas de decisões, dando maior capacidade de êxito. O empreendedorismo e o esporte metaforizam nossa vida, repleta de desafios e aprendizados. Percebam que nem falei dos benefícios físicos da prática esportiva. E você, empreendedor, quais aprendizados o esporte traz pra tua vida?