A Airbus anunciou na quinta-feira (14) que está finalizando a produção do A380, conhecido como o maior avião de passageiros do mundo. A causa do cancelamento foi o número de encomendas abaixo do esperado feitas pela Emirates Airlines (a empresa de aviação que mais utiliza esses modelos). Os 14 encomendados por ela serão os últimos a ser fabricados, e devem ser entregues até 2021. A informação está no Canaltech.

Com dois andares, quatro motores e quase 80 metros de comprimento, o A380 é um “monstro” que comporta até 500 passageiros de uma só vez. Lançado em 2005, o modelo teve uma vida relativamente curta — por exemplo, o 747 da Boeing foi lançado em 1969 e até hoje é um dos aviões mais encomendados pelas companhias aéreas — e foi justamente o tamanho massivo o principal obstáculo para que fosse bem aceito pelo mercado.

De acordo com William Crossley, professor de aeronáutica da Universidade de Purdue, as companhias aéreas descobriram nos últimos anos que o “tamanho perfeito” para um avião é um modelo que comporte entre 325 e 366 passageiros, pois esse é o “número chave” para maximizar os lucros.

A justificativa é que a quantidade permite lotar a maioria dos voos sem a necessidade de fazer muitas promoções no preço da passagem. Outro fator que torna esses aviões menores mais interessantes são as manutenções: esses modelos de pouco mais de trezentos passageiros costumam funcionar com apenas dois motores, e é muito mais simples, rápido e barato dar manutenção em dois motores do que em quatro.

FONTE: Canaltech

Deixe um comentário