Um ponto a observar na atualização dos dados é a saída do Top 5 dos infantis Discovery Kids e do Cartoon Network

Os canais Viva e GloboNews, ambos do Grupo Globo, ocuparam a liderança e a vice-liderança na TV paga pelo segundo ano consecutivo. O SporTV, que em 2019 liderou o ranking e perdeu sete posições em 2020, devido à ausência de eventos esportivos no momento mais crítico da pandemia de coronavírus, recuperou algumas casas e chegou em 3º em 2021. A informação é do Telepadi.

Embora tenha ficado em 2º lugar, a GloboNews ampliou em 0,01 ponto percentual a audiência do ano anterior, chegando agora a 0,27 ponto na média total das 24 horas do ano, ante 0,26 em 2020. Já o Viva, mesmo liderando, perdeu alguns decimais, indo de 0,33 ponto em 2020 a 0,28 em 2021. Um dos destaques do ano foi a primeira exibição de “O Salvador da Pátria” no canal. De Lauro César Muniz, a novela protagonizada por Lima Duarte foi produzida em 1989 e teve apenas uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo, pela Globo, em 98.

Um ponto a observar na atualização dos dados é a saída do Top 5 dos infantis Discovery Kids e do Cartoon Network, que por anos estiveram no 1º e 2º lugar do ranking, até 2018. Na verdade, os resultados de 2021 mostram um empate entre AXN, Discovery Kids, Discovery Channel e Universal TV em 0,17 ponto, e qualquer um dos três poderia ser visto em 4º lugar, mas outras migalhas referentes à participação de cada um no total de TVs ligadas coloca o Discovery em 5º (mesma posição de 2020), o Kids em 6º e o Universal TV em 7º lugar.

A profusão de conteúdo para crianças no streaming certamente explica essa queda dos infantis no ranking da TV paga, lembrando que a publicidade, tratada muitas vezes como vilã para pequenos espectadores, não circula em serviços como Netflix, Amazon Prime Video e Disney, ao contrário do que ocorre na TV.

O Discovery Kids fechou 2021 em 6º lugar, três vagas abaixo do êxito de 2020. Já o Cartoon ficou em 8º, tendo ficado na 4ª posição no ano anterior. Ambos também já têm seus conteúdos disponibilizados em serviços de streaming, pelo Discovery + e pela HBO Max.

Mesmo assim, os infantis seguem honrando boas posições no ranking. O Cartoonito, versão pré-escolar do Cartoon, aparece em 40º lugar, mesmo tendo entrado no ar no último mês de 2021.

Nono lugar em 2020, o AXN subiu para a 4ª posição.

JORNALISMO

Cabe também ressaltar que a Jovem Pan News, lançada só em outubro, aparece acima da Band News, segundo canal do gênero criado no Brasil. A veterana está em 49º lugar, com 0,03% de audiência, enquanto Pan aparece em 43º, com 0,03%.

Lançada no ano passado, a CNN Brasil ficou com a 21ª posição, empatada, em tamanho de público, como canal GNT, ambos com 0,07%.

Confira abaixo os 40 canais mais vistos da TV paga no Brasil em 2021, segundo dados obtidos pelo blog aferidos pela Kantar Ibope Media.

Viva -0,28
GloboNews – 0,27
SporTV – 0,23
AXN – 0,17
Discovery Channel – 0,17
Discovery Kids – 0,17
Universal TV – 0,17
Cartoon Network – 0,16
Megapix – 0,14
Multishow – 0,14
Gloob – 0,11
Discovery Home & Health – 0,11
TNT – 0,10
SporTV 2 – 0,09
Space – 0,09
Star Chahnnel – 0,08
TLC – 0,08
TNT Séries – 0,08
ESPN Brasil – 0,08
Warner – 0,08
CNN Brasil 0 -0,07
GNT – 0,07
Telecine Acion – 0,07
Discovery ID – 0,07
Animal Planet – 0,06
Nickelodeon – 0,06
Fox Sports – 0,06
Comedy Central – 0,06
Telecine Pipoca – 0,06
FX – 0,05
National Geographic – 0,05
Telecine Premium – 0,05
History – 0,05
Studio Universal – 0,05
Cinemax – 0,05
Sony – 0,05
SporTV 3 – 0,04
Canal Brasil – 0,04
Paramount – 0,04
Cartoonito – 0,04

Em tempo: Em 2021, cada ponto no PNT (Painel Nacional de Televisão), de onde vieram os dados deste texto, equivalia a 703 mil telespectadores.

FONTE: Telepadi Uol| FOTO: Reprodução