
Os pesquisadores descobriram que obter mais curtidas e retuítes nas redes sociais tornava as pessoas mais propensas a postar mais indignação moral
Você já foi recebido com muita raiva e sarcasmo ao abrir seus aplicativos das redes sociais? Um novo estudo mostra como a internet está nos encorajando a expressar mais indignação ao longo do tempo. Isso porque as curtidas, compartilhamentos e interações que recebemos estão reforçando as expressões.
O estudo, de acordo com notícia do Olhar Digital, mostra que a aprendizagem por reforço é evidente nos extremos da discussão política online, de acordo com o psicólogo social computacional William Brady, da Universidade de Yale, um dos pesquisadores por trás do trabalho.
“Os incentivos da mídia social estão mudando o tom de nossas conversas políticas online. Esta é a primeira evidência de que algumas pessoas aprendem a expressar mais indignação com o tempo porque são recompensadas pelo design básico da mídia social”, disse.
A equipe usou um software de computador para analisar 12,7 milhões de tuítes de 7.331 usuários do Twitter, coletados durante vários eventos polêmicos, incluindo debates sobre crimes de ódio, a audiência de Brett Kavanaugh e uma altercação em uma aeronave.
Os pesquisadores descobriram que obter mais curtidas e retuítes nas redes sociais tornava as pessoas mais propensas a postar mais indignação moral em suas postagens posteriores. Dois outros experimentos controlados com 240 participantes corroboraram essas descobertas e também mostraram que os usuários tendem a seguir as ‘normas’ das redes das quais fazem parte em termos do que é expresso.
A influência da indignação nas redes sociais foi maior sobre os usuários politicamente moderados, aqueles que já estão na extremidade mais extrema do espectro tendem a se preocupar menos com o feedback social quando se trata de decidir o quão indignado deve ser.
“Nossos estudos descobriram que pessoas com amigos e seguidores politicamente moderados são mais sensíveis ao feedback social que reforça suas expressões de indignação”, explicou a psicóloga Molly Crockett, da Universidade de Yale.
O que os pesquisadores querem ver é mais consciência de como as redes sociais podem treinar comportamentos, como qualquer outro tipo de interação social, seja online ou offline. “A ampliação da indignação moral é uma consequência clara do modelo de negócios da mídia social, que otimiza o engajamento do usuário”, afirma Crockett.
FONTE: Olhar Digital | FOTO: Pixabay