A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está realizando uma operação para controlar a comercialização online de mercadorias irregulares.

A iniciativa faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), que busca intensificar a luta contra a venda de produtos de telecomunicações não aprovados em marketplaces.

Equipes da Agência estão presentes nas centrais de distribuição das principais plataformas de comércio eletrônico do país, localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Bahia. O primeiro balanço oficial da ação será apresentado na tarde desta segunda-feira (26).

Desde 2022, a Agência tem buscado promover maior sensibilização das redes varejistas online para a proteção do consumidor em relação ao comércio indevido de produtos ilegais de telecomunicações em suas plataformas.

O conselheiro da Anatel e líder das ações do PACP, Alexandre Freire, destacou que “marketplaces”, assim como outros representantes do comércio, não podem adiar a adoção de medidas efetivas para combater a prática ilegal.

A atividade sujeita o cliente a possíveis danos decorrentes da compra destes equipamentos. A Anatel busca o estabelecer medidas para o bloqueio das vendas e a retirada de anúncios na internet.

FONTE: CNN Brasil | FOTO: Reprodução