Causídico tentava consultar processo em conversa via WhatsApp com o Tribunal.

Um advogado do Piauí, atuante há quase 40 anos, recebeu uma resposta inusitada quando conversava com a inteligência artificial do Tribunal de Justiça do Estado: “Talvez eu esteja só um pouco cansada.”

“Criada ontem”, brincou o causídico sobre a resposta recebida.

Ele conversava com a IA via WhatsApp do Tribunal em busca de um processo, ao que ela respondeu que não conseguiu entender o pedido, e que talvez estivesse cansada. “Mal foi instalada e já está cansada”, criticou o advogado nas redes sociais.

Automação
O Tribunal do Piauí lançou, em outubro passado, o sistema JuLIA (Justiça AuxiLiada pela Inteligência Artifificial). O objetivo é proporcionar a otimização das rotinas de trabalho, automação de tarefas, além de maior eficiência e acessibilidade à Justiça.

O sistema foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do TJ/PI (OpalaLab), e é composta por quatro módulos: processual, análise de dados, acesso à informação e comunicação ativa.

Dentre suas principais tarefas, destacam-se a intimação automática após julgamento no PJe; informar, via WhatsApp, aos responsáveis pelos processos em cada setor quais estão na iminência de serem baixados; análise das petições iniciais (valor da causa, bens do processo, análise de pensão); consulta pública processual e consulta de informações diversas (telefones, diário, história, biografia, balcão virtual, endereços) via WhatsApp.

FONTE: Migalhas | FOTO: Reprodução/Acervo/Internet