
A Justiça decidiu manter a prisão preventiva de um advogado suspeito de integrar organização criminosa em Lages. O homem, preso no final da tarde de terça-feira (8/08), no Fórum da comarca de Lages, passou por audiência de custódia na 1ª Vara Criminal na última quarta (9/08).
A Polícia Civil prendeu um advogado investigado por integrar uma organização criminosa que atua em Santa Catarina. A ação foi deflagrada na terça-feira (8) em Lages, na Serra, e divulgada no fim da noite. Hoje pela manhã (10) a Justiça decidiu manter a prisão preventiva dele depois de uma audiência de custódia na 1ª Vara Criminal.
“O processo, que tramita em sigilo, trata de ação penal por crime de organização criminosa e embaraçamento da persecução penal”, disse o Tribunal de Justiça de Santa Catarina em nota divulgada.
De acordo com a investigação, o homem atuava na defesa dos integrantes da organização e tinha como atribuição manter o grupo informado sobre processos de outros presos. Ele também identificava desafetos e testemunhas que poderiam prejudicar os interesses da facção.
Além disso, o homem é suspeito de manipular provas, criando situações para que policiais, civis, militares e penais que atuavam nos casos fossem acusados e respondessem a processos administrativos nas corregedorias. O nome do advogado não foi divulgado.
A ação foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lages e ocorreu após diversas apurações que identificaram integrantes da organização que atuam como braço jurídico da facção criminosa.
Após a prisão, que contou com o acompanhamento de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, o investigado foi levado até a delegacia de Lages. Em seguida, o advogado foi encaminhado para a Presídio Masculino de Lages, onde ficará à disposição da Justiça.