Todos os dias, no mundo, pessoas possuem novas ideias de negócio. Diuturnamente, empresários e gestores possuem insights que visam a melhoria dos seus negócios, de suas operações. Contudo, observando dados atualizados do SEBRAE, o índice de mortalidade de empresas nos seus dois primeiros anos de funcionamento é superior a 80%. A pergunta de milhões que muitos empreendedores fazem é: onde a execução da minha estratégia se perdeu e meu negócio foi pro ralo?

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Vivemos um cenário econômico complexo, desafiador e incerto. Muitas pessoas, de um tempo pra cá, passaram a empreender por necessidade, não por vocação. Esse fenômeno já enseja uma preocupação com a construção dos planos de negócio e a perenidade das ações para que o business performe como deveria. Superando essa dificuldade, enxergo muitos outros empresários empreendendo com paixão e com propósito forte, começando negócios pelo “porquê”, o que é incrível. Estratégia alinhada, missão na parede (e no coração) e um forte desejo de mudar o mundo, bem como de ter sucesso naquilo que se propõem. Contudo, os gargalos e problemas começam a eclodir quando falta ferramenta, método e conhecimento para processualizar a estratégia, transformando-a em ação. Aí é que o sapato começa a apertar e a paixão se deteriora…

Começar pelo “porquê” (repito) é crucial. Empresa sem propósito claro padece em um mercado volátil e imprevisível. Entretanto, possuir o que chamamos de “How To Do” (como fazer) configura-se como a válvula de escape para a mitigação do insucesso. Transformar propósito em processo, decompor processo em ação prática e fazer com que essa mensagem chegue ao consumidor final de forma que o mesmo perceba valor agregado na jornada de consumo é o desafio de 10 em cada 10 empresários no universo. Já parou para pensar quais elementos faltam no seu negócio paro cascateamento da estratégia para a operação?

Um dos meus maiores sonhos é perceber essa taxa de mortalidade organizacional caindo. Por meio de uma boa gestação e uma posterior gestão do negócio, os caminhos para o sucesso são menos tortuosos. Como você, no seu negócio, precisa transformar “porquês” em “como”? Essa é a pergunta de milhões!