
Gestão de pessoas não é RH. RH, sozinho, não funciona. Gestão de Pessoas, isoladamente, não tem base metodológica e muito menos entrega resultado de maneira perene. Ambos conceitos, se somados, geram entregas e perpetuam legado de forma incrível. Confuso? Talvez! Tentarei explicar mais a frente a diferença (e semelhança) entre GP e RH. Vem comigo?
Conceituo RH como sendo um conjunto de ferramentas, processos e práticas que visam garantir o sucesso da gestão dos talentos dentro de uma empresa. Práticas de Recursos Humanos são métodos que subsidiam as organizações a atraírem, reterem e desenvolverem as pessoas que fazem parte do negócio. Nesse rol de práticas estão processos seletivos, de integração, de treinamento, de encarreiramento, bem como de avaliação, desenvolvimento e melhoria contínua. Trabalhar bem RH significa a criação de bases sólidas para a edificação de uma boa Gestão de Pessoas. RH é subsídio, é suporte, é staff estratégico.
Já Gestão de Pessoas refere-se um conjunto de ações e atitudes que o Gestor tem para com seu time. Compreendam que todo e qualquer gestor de equipe é, por consequência, um gestor de pessoas. Ações como feedback e constructos como liderança e senso de servir fazem parte do conjunto de práticas da Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas sem bases de RH serão construídas sem padronização, sem domínio técnico e lastreadas em cem por cento no empirismo e com baixo poder de previsibilidade de resultados.
Fica evidente que a concatenação entre RH e Gestão de Pessoas é a fórmula consistente para obtermos bons resultados com os talentos das empresas. Somar método e práxis é o melhor dos mundo para a obtenção de sucesso na área de gestão!