Creditú, em parceria com a gestora RBR, tem 30 milhões para financiar até 90% do valor de imóveis em até 30 anos
A Creditú, fintech especializada em oferecer crédito imobiliário com operações no Chile, Peru e México, se uniu `à gestora RBR e à securitizadora OPEA para oferecer crédito imobiliário indexado ao IPCA com taxas de juros a partir de 7% ao ano. A fintech irá financiar até 90% do valor do imóvel, em até 30 anos.
Leia também: Casal adota três irmãs através de um sistema inovador da Justiça
O foco da linha serão profissionais autônomos, informais e jovens, bem como empreendimentos de baixo e médio padrão, com valor médio de R$ 350 mil, conta David Muñoz, CEO da Creditú. “Esse público costuma não ser atendido pelos bancos. Queremos ampliar o acesso ao financiamento de imóveis”.
O crédito já está sendo oferecido pelo site da fintech e também será comercializado por meio de parceiros comerciais, como construtoras. O foco inicial será oferecer crédito imobiliário em São Paulo, mas já estão sendo mapeadas 100 cidades no país nas quais o financiamento também pode ser oferecido.
É a primeira fintech a oferecer o financiamento imobiliário tradicional no país. Atualmente o crédito para imóveis está concentrado nos grandes bancos, especialmente na Caixa, que tem mais de 70% do mercado em algumas linhas.
A parceria vem em um momento desafiador para o mercado residencial no país, em um cenário com inflação e juros mais altos, além de baixo crescimento da economia. Mas, segundo Muñoz, é nesse cenário que a fintech pode auxiliar potenciais parceiros, como construtoras, a ampliarem suas vendas.
Segundo Muñoz, a inadimplência da carteira da fintech está alinhada aos atrasos registrados em carteiras de grandes bancos. “O porcentual de crédito inadimplente em nossa carteira de outros países varia de 1,8% a 3% do total. O Brasil deve seguir esses números”. Para aprimorar seu sistema de análise de crédito, a fintech usa a tecnologia de machine learning.
Trajetória
Fundada em 2017, a Creditú é uma fintech regulamentada como administradora de empréstimos hipotecários no Chile. Até o momento, concedeu e administrou mais de 3 mil empréstimos de mais de US$ 450 milhões em três países.
FONTE: Exame | FOTO: Divulgação