
Por Fernando Amaral
Os principais índices de ações dos EUA fecharam em baixa nesta segunda-feira, não conseguindo manter os ganhos do início do pregão, com os investidores pesando a volatilidade contínua dos preços das commodities em meio às negociações de paz entre as delegações russa e ucraniana. O Dow apagou seu ganho de 450 pontos para fechar em 32.945, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq caíram 0,7% e 2%, respectivamente. As perspectivas de taxas de juros mais altas também mantiveram um otimismo moderado no mercado, já que o banco central dos EUA deve aumentar sua meta de juros em 25 pontos base na quarta-feira para controlar a inflação que já está em máximas em décadas. Além de custos de empréstimos mais altos, novas medidas mais rígidas de Covid-19 na China fortaleceram os temores de escassez de insumos para empresas de tecnologia, arrastando para baixo a Apple (-2,7%), Intel (-3,1%) e NVIDIA (-3,5%).
Aqui no Brasil, o Ibovespa acompanhou o exterior e fechou o primeiro pregão da semana no vermelho, fechando abaixo do patamar de 110 mil pontos sofrendo com forte queda de Vale e Petrobras em meio à desvalorização mundial das commodities e surgimento de novas preocupações com covid-19 na China. O índice caiu 1,60%, aos 109.927 pontos.
Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional. É embaixador do Traders Club no Rio Grande do Norte.
Instagram @professorfernandoamaral