Equipamento será controlado pela mente de forma não invasiva

A startup Atom Limbs, nos EUA, trabalha no desenvolvimento do que seus engenheiros chamam “primeiro braço humano artificial”. O Atom Touch terá uma amplitude de movimentos quase idêntica à de um membro natural, além de restaurar parcialmente sensações básicas como o tato.

Segundo informações divulgadas no site da empresa, o equipamento será controlado pela mente de forma não invasiva, ou seja, o braço biônico não terá eletrodos, fios, sensores ou outros dispositivos externos conectando a parte mecânica ao cérebro dos usuários.

“O Atom Touch agirá como um braço normal, restaurará uma amplitude de movimento quase completa, permitirá o controle individual dos dedos e será confortável de usar o dia todo, restaurando a sensação básica do toque, além de ser consideravelmente mais acessível do que as próteses atuais”, explica o CEO da Atom Limbs Tyler Hayes.

Braço vestível
O braço robótico se conecta ao corpo por meio de um dispositivo vestível chamado manguito, integrado à camisa do usuário. Esse equipamento possui uma interface cérebro-computador que detecta os sinais emitidos pelos pulsos nervosos do membro residual, permitindo seu controle de maneira quase natural.

Como não há uma conexão direta entre o cérebro do usuário e o membro artificial robotizado, é improvável que o equipamento atinja a mesma qualidade de movimentos — com respostas táteis precisas executadas em tempo real — como se fosse um braço de verdade.

“É claro que ainda não chegamos a esse nível. Não existe uma ligação de forma invasiva diretamente ao sistema nervoso do paciente, embora isso possa ser necessário para ampliar a capacidade de movimentos mais finos ou para restaurar a sensação total no futuro”, acrescenta Hayes.

Disponibilidade
Segundo seus desenvolvedores, o Atom Touch poderá ser usado por qualquer pessoa que tenha um braço amputado. Como não possui uma interface invasiva, o braço robótico pode ser adaptado ao corpo do usuário, permitindo que ele seja acoplado ou retirado conforme a necessidade.

O braço artificial estará disponível para os primeiros testes da empresa no segundo trimestre deste ano. A previsão é que a versão pronta do Atom Touch seja lançada em 2023, mas o site da Atom Limbs não informa onde será possível comprar o equipamento nem qual será o preço para o consumidor final.

“Por meio da robótica moderna, já somos capazes de revolucionar verdadeiramente a indústria de deficiência física e, pela primeira vez, fornecer membros artificiais que agregam valor real à vida das pessoas, sem atrapalhar suas atividades diárias”, encerra Tyler Hayes.

FONTE: Canaltech | FOTO: Reprodução Internet