“Fulano é muito metódico”.

Alguém, em dado momento de sua existência, já ouviu de algum colega, amigo ou familiar essa expressão, possivelmente de forma pejorativa e depreciativa, como se “ser metódico” fosse algo nocivo ou ruim. O uso do método em nossas vidas – se praticado de forma correta – nos traz inúmeros benefícios e eu posso provar. Vem comigo…

Segundo o dicionário de Oxford, conceitua-se método como “um processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação, apresentação, etc”. Em síntese, compreende-se que fazer uso do método é usar, acima de tudo, de uma sequência de ações dotadas de inteligência e poder. Em ambiente corporativo, toda e qualquer empresa que possui um processo de crescimento, apogeu e solidificação mercadológica faz – em alguma medida – uso massivo de métodos, sejam eles de gestão de pessoas, de vendas, de marketing, de estratégia ou todo esse “combo” em conjunto. Nesse sentido, corporações metódicas são empresas organizadas, padronizadas e com resultados minimamente previsíveis, que se destacam de suas concorrentes e que garantem notoriedade nos mercados que atuam

Metaforicamente, empresários, gestores e profissionais precisam de método para evoluir e atingir os resultados almejados em seus respectivos planejamentos. O método nos guia, nos orienta e – acima de tudo – nos condiciona a fazer o que deve ser feito, no momento que deve ser feito. Pessoas metódicas possuem maior chance de sucesso pois conseguem consolidar hábitos, gerando consistência e persistência, fatores únicos que eleva a um patamar de excelência. Parafraseando de forma adaptada Aristóteles, vos digo: “a excelência, portanto, é um hábito não um ato”

Método é sinônimo de sucesso, escalabilidade e previsibilidade. Como criticar uma “palavrinha” que nos traz tanto benefício, hein?! Eu sou metódico e tenho orgulho de ser!