
Por Fernando Amaral
A volatilidade do mercado deve continuar nessa semana com as tensões geopolíticas subindo de tom novamente depois que Washington alertou na sexta-feira que uma invasão russa na Ucrânia pode começar a qualquer dia. Após o anúncio, o ouro atingiu a máxima de 3 meses e os preços do petróleo subiram para US$ 94 o barril.
Além disso, os investidores estarão procurando por quaisquer pistas sobre os planos de aperto do Federal Reserve com o lançamento das atas da reunião do FOMC na quarta-feira. Na frente dos dados econômicos, seria interessante seguir as expectativas de inflação ao consumidor dos Estados Unidos, preços ao produtor, vendas no varejo, produção industrial e uma série de indicadores de habitação, incluindo NAHB Housing Market Index, licenças de construção, início de moradias e vendas de casas existentes. Haverá também um lote final de grandes relatórios de resultados corporativos da Cisco, Nvidia, Walmart e Deere. O calendário de divulgações relevantes também estará agitado no Canadá com taxa de inflação, vendas no varejo, preços de novas moradias e emprego de ADP.
No Reino Unido, a taxa de inflação homóloga deverá manter-se estável num topo de quase 30 décadas de 5,4% em Janeiro e os preços mensais deverão cair, após 11 meses consecutivos de aumentos. Prevê-se que o relatório de empregos para o quarto trimestre mostre a taxa de desemprego mantida em uma baixa de 1 ano e meio em 4,1% e as vendas no varejo provavelmente se recuperaram no início do ano de seu maior declínio em 10 meses.
Em outros lugares da Europa, a zona do euro está divulgando a segunda estimativa do crescimento do PIB no quarto trimestre e vários países europeus, incluindo Holanda e Polônia, devem publicar suas estimativas rápidas. A confiança entre os consumidores na Zona do Euro deve melhorar a partir de uma baixa de 10 meses em fevereiro e o indicador ZEW de sentimento econômico na Alemanha também deve subir para uma alta de 7 meses. Outros dados a seguir incluem: a balança comercial, conta corrente, produção industrial e atividade de construção da zona do euro; Dados de crescimento do PIB da Rússia em 2021 e comércio exterior e produção industrial da Suíça. Além disso, o Banco Central da Turquia decidirá sobre a política monetária.
Na China, as leituras do CPI e do PPI devem mostrar que a inflação desacelerou em janeiro, em meio a medidas do governo para controlar a alta dos preços das commodities. A inflação ao produtor deve cair para 9,4%, que seria a menor em 6 meses, e a do consumidor provavelmente diminuiu para uma baixa de 4 meses em 1%. No Japão, todos os olhos estarão voltados para a estimativa preliminar de crescimento do PIB. A economia provavelmente se recuperou 1,4% nos últimos três meses de 2021, após uma contração de 0,9% no terceiro trimestre em meio a um aumento no consumo e ao afrouxamento das restrições sociais contra o COVID-19. Enquanto isso, o relatório de inflação provavelmente mostrará que o núcleo da inflação diminuiu em janeiro, enquanto o déficit comercial é visto como o mais alto em 8 anos. Na Índia, a inflação no varejo provavelmente subiu para 6% em janeiro, ficando no topo da meta do Reserve Bank of India de 2%-6%. Em contrapartida, a inflação no atacado deve cair para 12,7%. Na frente corporativa, Coal India e Nestlé India devem divulgar resultados trimestrais. Em outros lugares da Ásia, a Tailândia publicará os números de crescimento do PIB para o quarto trimestre e o Bangko Sentral ng Pilipinas provavelmente manterá sua postura dovish e deixará as taxas de juros inalteradas.
Enquanto isso, na Austrália, a taxa de desemprego em janeiro é vista estável em 4,2% com a economia provavelmente perdendo 15 mil empregos, já que algumas empresas e funcionários atrasaram seu retorno dos feriados de Natal e Ano Novo. Novas infecções por Omicron se espalharam e houve algumas interrupções devido a eventos climáticos em algumas regiões. Na frente de resultados corporativos, os investidores ficarão de olho nos relatórios do Grupo BHP, Fortescue Metals Group, Santos e Wesfarmers.
Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional. É embaixador do Traders Club no Rio Grande do Norte.
Instagram @professorfernandoamaral