No total, foram 71,7 mil transações efetuadas por mais de 43 mil pessoas

Desde que foi disponibilizado pelo Banco Central (BC) no fim do ano passado, o Pix Saque e Pix Troco já foram utilizados pelos brasileiros em 3.339 cidades. Vale destacar que os serviços já estão operando em mais de 36 mil pontos de atendimento.

No total, foram 71,7 mil transações efetuadas por mais de 43 mil pessoas. A cidade que registrou mais operações foi Porto Alegre (RS). A capital gaúcha respondeu por uma fatia de 9,1% no uso das novas modalidades do Pix. São Paulo, por sua vez, ficou em segundo, com 3,6% de participação. Os dados, segundo o BC, consideram operações efetuadas até o dia 31 de janeiro de 2022.

O levantamento ainda revela que 73% das transações por Pix Saque e/ou Pix Troco vieram de cidades do interior. Sendo que, dos dez primeiros colocados do ranking, cinco são municípios do interior e ficam no Rio Grande do Sul (Caxias do Sul, Canoas, Viamão, Gravataí e São Leopoldo). Curiosamente, o Rio de Janeiro ficou na nona posição, com apenas 1,4% de participação.

Uma das vantagens do Pix Saque e Troco é agregar mais serviços ao setor de comércio, além disso, com a possibilidade de retirar dinheiro, os estabelecimentos acabam aumentando o fluxo de clientes, o que pode impactar positivamente nas vendas.

A flexibilidade também é outro fator que facilita bastante a sua adoção, podendo se adequar a modelos de negócio variados.

Um exemplo prático é: ao passo que uma padaria pode definir a retirada de dinheiro em espécie apenas em dias úteis, no período da tarde e para transações de valores mais baixos (até R$ 100, por exemplo), um supermercado pode optar por disponibilizar retiradas diariamente em uma faixa de horário maior e com limites flexíveis.

FONTE: Olhar Digital | FOTO: EBC